Buscar

APOL 1 - ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (VAMOS CONFERIR?)

Ainda não enviei minha APOL , tenho dúvidas. 

Minhas respostas foram:

1 - A

2 - B

3 - E

4 - A

5 - C

ALGUÉM FEZ APOL COM AS MESMAS QUESTÕES QUE POSSA ME AJUDAR?

SEGUE QUESTÕES ABAIXO:

Questão 1/5

Quem se preocupa com os fins, em atingir os objetivos é a eficácia, que se insere no êxito do alcance dos objetivos, com foco nos aspectos externos da organização. Quando o gestor utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem-feitas são as que realmente deveriam ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis).

CASTRO, R. B. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. 30° Encontro da ANPAD, 2006.

 

A partir do que se apresenta a respeito da definição de eficácia, analise as afirmativas a seguir.

I. A eficácia se define como a capacidade de atingir as metas e objetivos estabelecidos previamente.

II. A eficácia é o grau de alcance dos objetivos no projeto em determinado período, independente dos custos.

III. A eficácia organizacional conceitua-se a partir do se apresenta acerca da meta de desempenho da organização, isto é, o alcance de seus objetivos ou alvos.

IV. A eficácia e a efetividade são sinônimos, pois ambos conceituam-se como a capacidade de promover os resultados desejados.

 

Assinale a alternativa correta:

A
As afirmativas I, II e III, apenas.
B
A afirmativa II, apenas.
C
A afirmativa III, apenas.
D
As afirmativas II, III e IV, apenas.
E
As afirmativas II e IV, apenas.
Questão 2/5

A nova visão da empresa diz que ela não deve ser mais considerada como uma pirâmide na qual as ordens descem da cúpula de nivel em nível, mas sim como um corpo vivo, ou seja, composta por órgãos que podem ser interpretados como ‘microempresas’ com seus clientes internos e externos.

SANTOS, L. F. B. Evolução do Pensamento Administrativo. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.

Acerca do Modelo Orgânico de Gestão, verifique se as sentenças são verdadeiras ou falsas.

() A organização tem fornecedores de serviços e de informações, tem sua estratégia, que faz parte da macroestratégia, tem seus objetivos, suas metas, seus produtos, seus serviços, sua qualidade, seus custos e seus benefícios.

() A existência de um órgão justifica-se a partir da não produção de esforços desejados pelos seus clientes, pois há um custo elevado quando se abrange a definição do desejo do cliente.

() As bases estruturais do sistema orgânico são: a filosófica, onde se encontram inseridas a história e a antropologia e a base técnica- científica, isto é, a biologia e a matemática.

() A excelência do desempenho da empresa ocorre independente dos gerentes e colaboradores, pois não há ligação entre eles.

Assinale a alternativa correta:

A

F-V-F-V.

B
V-F-V-F.
C

V-V-F-F.

D

F-F-V-V.

E

V-V-V-F.

Questão 3/5

A eficiência não se preocupa com os fins, mas apenas com os meios, ela se insere nas operações, com vista voltada para os aspectos internos da organização. À medida que o gestor se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis).

 

CASTRO, R. B. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. 30° Encontro da ANPAD, 2006.

A partir do que se apresenta sobre a eficiência, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras ou falsas.

I. () Uma organização torna-se eficiente quando se alcança a meta de volume de produção com a menor quantidade de recursos gastos possível, isto, refere-se ao menor custo por unidade produzida.

II. () A eficiência é um conceito puramente matemático, sendo que um gestor eficiente faz produtos com resultados nulos em produtividade e desempenho quando comparador aos insumos utilizados para a produção.

III. () A eficiência é ilimitada, na medida em que discute e analisa as características internas de uma organização.

IV. () A eficiência ocorre quando a organização torna-se capaz de alcançar um determinado nível em sua produção e uma menor utilização dos recursos que as organizações concorrentes.

 

Assinale a alternativa correta:

A

V-V-F-F

B

F-F-V-V

C

V-F-V-F

D

F-V-F-V

E
V-F-F-V
Questão 4/5
As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.
Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:

 

I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.

II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.

III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.

IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.

A
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

 

B
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

C
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.

D
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
E
Todas as quatro afirmações estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Cleonice Queiroz Ribeiro da Paixão

Eu também responderia como você.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais