Buscar

Como calcular o valor da ordem de ligação sigma entre o centro metálico e cada ligante?

Eu sei como calcular a ordem de ligação total do complexo metálico. Porém além desta o exercício pede para determinar a ordem de ligação entre o centro metálico e cada ligante. Não sei como fazer essa segunda parte.

Desde já obrigada! 

💡 2 Respostas

User badge image

Fernando Silveira

A ordem de ligação total você  divide pelo número de ligantes, por exemplo se a sua ordem de ligação para determinado complexo octédrico for 6 você divide por 6 que é o número de ligantes para essa geometria, obtendo assim que a ordem de ligação em relação a cada ligante é igual à um, contudo deve-se ter cuidado em relação à ligantes bidentados, pois a sua ordem de ligação nesse caso será 2 em relação ao metal.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A ordem de ligação é o número de pares de elétrons de ligação compartilhados por dois átomos em uma molécula. Você encontrará ordens de ligação de 1, 2 e 3, assim como ordens de ligação fracionárias (moléculas ou íons com estruturas de ressonância).

Quando a ordem de ligação é 1, existe apenas uma ligação covalente simples entre um par de átomos. A ordem de ligação é 2 quando dois pares de elétrons são compartilhados entre átomos e a ordem é 3 quando dois átomos são conectados por três ligações.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais