Buscar

Alguém teria as respostas de questões relacionadas ao "O Mito da Caverna -Platão "? me ajudaria muito, obrigada desde já.

#prof.Clélia

💡 6 Respostas

User badge image

Viviane Pereira

MITO DA CAVERNA (página 67 a 70– LIVRO DIDÁTICO)

O Mito da caverna é uma passagem de um escrito do filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar

 

 

Exercícios:

 

  1. Quando Platão narrou o Mito da Caverna, no Livro VII da República, trouxe para o campo da filosofia uma poderosa metáfora para descrever, em qualquer tempo, a situação geral em que se encontra a humanidade. Tendo como referência essa significativa crítica à condição dos homens, responda:

 

a)      O que simboliza o mundo da Caverna?

                R:Homens viviam acorrentados em uma caverna em cujo fundo projetavam-se sombras     produzidas por movimentos dos corpos fora da caverna iluminados pela luz solar. Percebe também que as sombras projetadas no fundo da caverna são produzidas por marionetes fabricadas por pessoas que desejam assim que os homens da caverna somente vejam aquilo que convém.

 

 

b)      Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da Caverna? 

              R: O Filosofo.

 

c)      Qual o instrumento que o liberta? 

        R: O instrumento que constrói para destruir as correntes é a filosofia.

 

d)      Quais os caminhos que este sujeito livre pode seguir?

               R: O mundo fora da caverna é o mundo das formas puras e as pessoas que manipulam corpos para produzir imagens no fundo da caverna são os sofistas e membros da elite que querem governar a cidade para interesses próprios. O acesso às coisas pela sensibilidade é parcial tal quais as sombras recebidas pelos indivíduos presos que as tinham como única realidade possível.

 

e)      Que reflexão você faz sobre o mito (Caverna) e o mundo real?

               R: No mundo real as pessoas vivem como se não houvesse um fim. As pessoas aproveitam o que podem, curtem o que tem que curtir com amigos e famílias. Tem uma vida social ativa. O ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida.  Já na caverna os homens contemplavam uma réstia de luz que refletia sombras no fundo da parede. Um dos habitantes, certo dia resolveu voltar-se para o lado de fora da caverna e logo ficou  cego devido a claridade da luz. E, aos poucos pode desfrutar outro mundo com natureza, cores, imagens diferentes do que estava acostumado a ver.

1
Dislike0
User badge image

Feliphe Hadamo

Quais as questões?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais