Buscar

O que são atos de renuncia?

💡 2 Respostas

User badge image

Flavio William

A renúncia — Reputa-se renúncia o ato pelo qual se abdica, expressa ou tacitamente (6), de um direito por cujo exercício o titular, por vontade própria, deixa de exercer, à falta de interesse pessoal, econômico ou jurídico.
  A renúncia constitui ato unilateral do titular do direito de cujo exercício ou fruição se abdica. Com a renúncia, suporta o renunciante o desafio da perda do direito a que fazia jus, em curso do exercício ou a em via do exercício. A renúncia independe da prévia e expressa identificação do renunciatório, pessoa, em tese, em favor de quem ela ocorre.
  O fato de se renunciar a um direito não implica a premissa de que, de pronto, outrem o exerça, como se fosse o destinatário do ato, adredemente escolhido. Ao ser interpretada nos casos em que a vontade e a extensão do ato apresentarem-se turvadas, sem a correta e pacífica compreensão de que a linguagem projetou, a renúncia será encarada com limitação, sem que se permita que a vontade bordeje, agravando-a para o renunciante e ampliando-a para o renunciatório.
  Seria descompassado com a justiça que se impusesse àquele que, é certo que por sua própria vontade, perdeu um direito que lhe era próprio mais ônus ou prejuízo.

Fonte: http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/7738-7737-1-PB.htm

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Renúncia é um ato unilateral por meio do qual o titular de determinado direito abre mão de sua titularidade e exercício. Lembramos que somente serão renunciáveis os direitos disponíveis. Exemplificando, posso renunciar ao meu direito na herança (direito patrimonial), mas não posso renunciar ao meu direito à liberade de expressão (direito indisponível).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais