Buscar

Disserte sobre linhas e graus de parentesco no código civil.

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Ver arts 1591 a 1596 do código civil.

São parentes pessoas que possuem grau de ascendência, descendência ou afinidade. O grau de parentesco é considerado até o quarto grau no mesmo tronco (ou seja eu, irmãos, pai, mãe, avós). É natural ou civil (adquirido por casamento). Contam-se na linha reta pelo número de gerações e também na colateral, considerando sempre o ascendente em comum e descendo até encontrar o parente.

Cada conjuge é aliado aos parentes do outro conjuge por afinidade.

4
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Os graus de parentesco são contados a partir do alcance do elemento originário comum na árvore genealógica, ou seja, temos que caminhar até aquele sujeito que originou pessoas de mesma linhagem.

Percebamos: João e Maria são filhos de José. A contagem de parentesco ocorre da seguinte forma: retornamos até o elemento comum (José - conta 1) e depois vamos até o outro elemento (Maria - conta 2), então é parentesco de 2º grau. Se fosse o seguinte: José, filho de Maria, que é filha de Marcos, tem um tio, João, que é pai de Leonardo. Como contaríamos o grau? Retornando até o sujeito em comum. Volta para Maria (conta 1), volta para Marcos (conta 2), passa para João (conta 3) e vai para Leonardo (conta 4). Assim, Leonardo é parente de 4º grau de José.

E assim sucessivamente.

Quanto às linhas, importa para fins de sucessão. Quando os herdeiros são ascendentes, a divisão se dá pela linha materna e pela linha paterna. Assim, morrendo Pedro e deixando 3 avós, não haverá 1/3 para cada, mas metade para a linha paterna e metade para a linha materna. Exemplificando, se Pedro falece deixando um avô paterno e avô e avó maternos, então o avô paterno herdará metade (pela linha paterna) e os avós maternos herdarão 25% cada (metade da linha materna para cada)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais