Buscar

Pra que serve e por que ocorre?

Déficit de Oxigênio e Epoc?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Maia

EPOC é o consumo de oxigênio em excesso após o exercício que é proporcional à intensidade da frequencia cardiaca e à duração do exercício. 

 DÉFICIT DE O2 É a quantidade de O2 que falta para o suprimento do metabolismo durante o período em que o organismo ajusta-se para a atividade física durante as transições.

Uma vez em déficit, o organismo busca outras fontes de O2, como aquele armazenado nos pigmentos sangüíneos e musculares (hemoglobina e mioglobina), energia das fontes energéticas imediatas (ATP, ATP-CP), metabolismo anaeróbio da glicose e do glicogênio (atividades geradoras de prótons de hidrogênio e lactato).

Os causadores do EPOC portanto são: a restauração dos estoques de O2 da hemoglobina e da mioglobina; a ressíntese de fosfato creatina muscular (via aeróbia); a remoção e oxidação do lactato; elevada temperatura corporal (a temperatura corporal elevada inibe a fome); alta quantidade de catecolaminas (com a adrenalina alta, ocorre mais quebra de glicogênio, produzindo lactato)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Semelhante a como o motor de um carro permanece quente depois de ter sido desligado, uma vez que um treino acabou e você está de volta à sua rotina diária, o metabolismo do seu corpo pode continuar a queimar mais calorias do que quando você descansa completamente. Este efeito fisiológico é chamado excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, ou EPOC.


Também conhecido como débito de oxigênio, EPOC é a quantidade de oxigênio necessária para restaurar o seu corpo ao seu nível normal de repouso de função metabólica (chamada homeostase). Também explica como o seu corpo pode continuar a queimar calorias muito depois de terminar o treino. Seu metabolismo é como seu corpo converte os nutrientes que você consome em sua dieta em adenosina trifosfato (ATP), o combustível que seu corpo usa para a atividade muscular.


O ATP é produzido com oxigênio usando as vias aeróbicas ou sem oxigênio, dependendo das vias anaeróbicas. Quando você começa a se exercitar, seu corpo usa os caminhos de energia anaeróbicos e armazena ATP para alimentar essa atividade. Um aquecimento adequado é importante porque pode levar de cinco a oito minutos para que o metabolismo aeróbico possa ser usado com eficiência para produzir o ATP necessário para manter a atividade física.


Uma vez que um estado estacionário de consumo de oxigênio é alcançado, as vias de energia aeróbica são capazes de fornecer a maior parte do ATP necessário para o treino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais