Buscar

POLITICA, DEMOCRACIA E PARTICIPACAO SOCIAL atividade G1 gestao publica

1-e

2-d

3-a

4-c

5-e

6-c

7-b

8-e

9-e

10-b

 

Atividade avaliativa objetiva G11

Sobre Poder podemos afirmar:

I. A palavra poder é central na política. Designa a capacidade ou a possibilidade de agir, produzir efeitos Esta denominação pode ser referida tanto a uma dimensão social, envolvendo indivíduos ou grupos humanos, como a fenômenos de ordem física ou natural.

II. O poder não deve ser visto como uma via de mão única, sempre indicando a existência de uma relação entre dois ou mais atores. 

III. Relacionamentos de poder, e a política em geral, em grande medida, são relações não simétricas, desiguais, onde um agente tem mais poder que outro, e, assim, tende a impor sua vontade.

Quais das afirmações acima estão corretas?

 

Peso: 1.0
    Apenas a afirmação I.
    Apenas a afirmação II.
    Apenas a afirmação III.
    Somente as afirmações I e II.
    As afirmações I, II, III estão corretas.
2

Segundo o autor do livro do aluno, "A organização social de Atenas caracteriza-se pela intensa mobilidade. Em Atenas, não encontramos nenhum traço de rigidez social, com uma intensa e democrática circulação entre as classes. Nenhuma das classes sociais era fechada, inacessível à penetração de elementos de outros grupos; o escravo podia tornar-se cidadão da mesma forma que um cidadão podia sofrer um processo de decadência social, tornando-se escravo. Como causas desta mobilidade social intensa em Atenas, Castro (1956) refere-se a:

Marque a alternativa correta de acordo com o texto acima.

Peso: 1.0
     Estrutura comercial da cidade: Ao lado de importante centro comercial, Atenas figurava como principal centro cultural do mundo clássico. Para Atenas convergiam aqueles que desejassem entrar em contato com a ciência, a filosofia, a arte e a técnica.
    Valorização da cultura artística e filosófica: Atenas foi o maior centro comercial do mundo grego. Esta característica propiciou o intenso intercambio de mercadorias com outros povos. Isto tornou possível a criação de um espírito cosmopolita, aberto à culturas distintas e menos apegado à particularidades internas.
    Valorização da estrutura de guerra: as constantes guerras e invasões permitiram a consolidação de uma proposta estética própria e única.
     Formação pacífica do Estado:A cidade de Atenas não teve formação militar, feita com base em dominação violenta de grupos autóctones por povos estrangeiros. Isto explica a relativa intensidade com que em Atenas ocorria a intensa circulação de camadas sociais, o que favoreceu o surgimento e fortalecimento da democracia política.
    Valorização política: super concentração do poder político na figura do governador.
3

Leia com atenção e analise as afirmações abaixo.

I. A mais populosa, mais poderosa e mais importante das repúblicas antigas, não chegava perto do menor dos Estados modernos. Segundo Constant, a pequena extensão dos limites geográficos das repúblicas antigas fazia com que o espírito destas repúblicas fosse belicoso. Visto que tornava-se cada vez mais necessário a extensão de seus limites geográficos, em busca de toda a sorte de bens, cada povo continuamente incomodava seus vizinhos ou era incomodado por eles. 

II. Outro ponto que deve ser ressaltado e que teve relativa influencia para fazer com que o exercício da política entre os antigos e os modernos fosse diferenciada é que a abolição da escravatura não consiguiu privar a população livre de todo lazer que o trabalho escravo lhes permitia, pois sem a população escrava de Atenas, vinte mil atenienses conseguiam deliberar sobre os problemas do comercio interno. As tarefas cotidianas não eram realizadas apenas pela população escrava. Os senhores donos dos escravos agiam com plena liberdade e autonomia e não dependiam do serviço dos escravos.

III. A democracia moderna não pôde espelhar-se na “democracia direta” existente no mundo antigo. Enquanto no mundo antigo os cidadãos participavam do processo de tomada de decisões reunindo-se em praças públicas e manifestando, diretamente,suas opiniões ou decisões sobre os assuntos da polis, a burguesia dos séculos XVII e XVIII inventam outra forma de participação. Tornou-se inadequado, por motivos que veremos posteriormente, a forma de decisão tomada nas praças.

Baseado no livro do aluno, quais alternativas acima estão corretas?

Peso: 1.0
    Apenas a afirmação I e III estão corretas.
    Apenas a afirmação II está correta.
    Apenas a afirmação III está correta.
    Apenas a afirmação I e II estão corretas.
    Apenas a afirmação II e III estão corretas.
4

Marque a alternativa correta considerando a leitura do texto abaixo.

Segundo o autor do livro: "Consideram-se teóricos contratualistas todos aqueles que, entre os séculos XVI e XVIII afirmaram que a origem do Estado ou da sociedade está localizada em um contrato: os homens, em sua origem, viveriam livremente, sem se submeter a qualquer tipo de poder ou organização, o que tornava a vida impossível, dada a inexistência de regras de convivência. A instituição de um pacto entre as pessoas tornaria a vida em comunidade possível"

Neste sentido, a ideia do contratualismo é bastante simples, pois: 

 

Peso: 1.0
    É um expediente para tornar impossível a vida comercial com o estabelecimento de um acordo entre os militares e os produtores locais mais próximos do governo.
    Trata-se de um motivo para tornar possível a vida em sociedade com o estabelecimento de um acordo entre os membros da elite comercial e doa artistas, onde fica estabelecida a razão do funcionamento da produção artesanal. Algo como um código de produtores nacionais, com direitos e deveres de cada comerciante.
    Trata-se de um expediente para tornar possível a vida em sociedade com o estabelecimento de um acordo entre seus membros, onde fiquem estabelecidos os princípios básicos de seu funcionamento. Algo como a Constituição de determinado país, com direitos e deveres de cada cidadão.
    Trata-se do estabelecimento de um acordo entre os militares, onde ficam estabelecidos os princípios básicos de seu funcionamento e de obediência que o povo deve para o poder militar. Algo como a Constituição de determinado país, com os deveres de cada cidadão.
    Trata-se apenas de uma justificativa para tornar impossível a vida em sociedade com o estabelecimento de um acordo entre os governantes, onde fica estabelecida as razões de seu funcionamento. Algo como o código do consumidor de determinado país, com e deveres de cada consumidor.
5

Baseado no livro texto, leia com muita atenção as afirmações abaixo.

I. A preocupação fundamental de Maquiavel é, sem dúvida, falar sobre os Governantes. Mas qual Governante? O Governante ideal, que nem todos almejamos ou o governante real, o que efetivamente existe, independentemente de nossa vontade? A segunda alternativa é a mais correta. Maquiavel ambicionava teorizar sobre o que realmente não existe, preocupando-se em se referir a algo ideal que corresponda à realidade do governo.

II. Para Maquiavel, estabilidade não resulta de uma ordem natural, mas resultado da ação humana, fruto da ação construtiva que objetiva combater o caos, a instabilidade e a barbárie.

III. Como seu juízo franco, Maquiavel afirma que os homens são “gratos, insolúveis, honestos, corajosos ante o perigo e ávidos por solidariedade”. Desta forma o conflito e as paixões, bem como os instintos benévolos compõem a natureza humana, tornando a política como palco privilegiado de expressão destas características do ser humano e alvo constante de boas relações.

IV. Maquiavel escreveu em uma época onde prosperava a ideia de fortuna, de predestinação, de destino traçado. O teórico florentino irá se rebelar contra esta visão quase superticiosa da política. Afinal, para ele o que importa é a fortuna, ou seja, a ação de dominar a fortuna. A política para Maquiavel é o terreno da ação livre de freios extraterrenos, exterior ao mundo real.

Marque a(s) afirmação(ões) correta(s) entre as alternativas abaixo:

 

 

Peso: 1.0
    Apenas a afirmação I está correta.
    Apenas a afirmação II está correta.
    Apenas a afirmação III está correta.
    Apenas a afirmação IV está correta.
    Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
6

Considere as seguintes afirmações:

 I - A vida em sociedade não requer do estabelecimento de um acordo entre as pessoas definindo as regras básicas de convívio, pois a inteligência humana permite o convivio pacificado entre seres humanos de diferentes culturas e raças.

II - A política dispõe dos recursos necessários para tornar possível tal cenário. O contratualismo é um destes recursos que a política dispõe para tornar possível e viável a vida em sociedade.

III -Trata-se de um expediente para tornar possível a vida em sociedade com o estabelecimento de um acordo entre seus membros, onde fiquem estabelecidos os princípios básicos de seu funcionamento.

Qual/quais alternativa(s) é(são) verdadeira(s)?:

 

 

 

Peso: 1.0
    Apenas a I é verdadeira.
    Todas as alternativas são verdadeiras.
    Apenas a II e III são verdadeiras.
    Apenas a III é verdadeira.
    Apenas I e II são verdadeira.
7

No capítulo: A política para os modernos, é correto afirmar que:

Peso: 1.0
    A burguesia dos séculos XVII e XVIII inventou a participação política direta não mais nas praças públicas, mas nas fábricas, indústrias por categoria profissional, através dos sindicatos.
    O cidadão moderno tende a se afastar da atividade diária da política, com suas agitações, movimento de facções, etc, para se dedicar mais efetivamente aos seus negócios pessoais, empreendimentos. No mundo moderno, a questão central da vida dos cidadãos deixa de ser a vida política, passa a ser as questões privadas, individuais;
    O indivíduo, na antiguidade, é soberano nas questões individuais e escravo em sua dimensão pública. Como indivíduo, ao contrário, ele não se mantém limitado, não é controlado pelo coletivo;
    Para os modernos, liberdade significa, essencialmente, o gozo da dimensão coletiva;
    Para os modernos, liberdade significa, essencialmente, o gozo da dimensão individual e coletiva;
8

No capítulo, "O contratualismo político: Hobbes, Rousseau – a sociedade entre o caos e a solução pacífica dos conflitos", ao se referir aos contratualistas, é correto afirmar que:

Peso: 1.0
    Os homens, em sua origem, viviam livremente, sem se submeterem a qualquer tipo de poder ou organização, o que tornava a vida impossível, dada a inexistência de regras de convivência. A instituição de um pacto entre as pessoas tornaria a vida em comunidade possível.
    Desempenham papel fundamental neste processo o poder da igreja, pois era portadora do saber através de suas bibliotecas em seus mosteiros, conventos;
    Os autores que fundamentaram o contratualismo são Aristóteles, Hobbes e Maquiavel;
    Não desempenham papel fundamental neste processo, mas o poder da igreja era pouco forte, pois não era portadora do saber através de suas bibliotecas em seus mosteiros, conventos;
    O contratualismo surge como resposta à crescente desintegração dos modelos greco-romanos sob pressão de seus conflitos e pressões internas;
9No capítulo: MAQUIAVEL O CRIADOR DA POLÍTICA MODERNA, é correto afirmar que:Peso: 1.0
    Maquiavel defendia a política do pensamento moral e espiritual, produzido pela igreja e pelos grandes fazendeiros e comerciantes, ou melhor, da subordinação da igreja á burguesia;
    O nome de Maquiavel deriva do termo “maquiavélico”, que é sinônimo do mal; ele incorporou em si, através de suas palavras, escritos e ações, o espírito do mal;
    Maquiavel, em grande parte das análises, é bem interpretado. Seu objetivo, ao escrever a obra principal – “O príncipe”, era criar uma espécie de manual para a atuação de todo aquele que, por natureza, é egoísta e busca chegar ao poder;
    Maquiavel defendia e era fundamental a complementaridade entre moral e política. São áreas interdependentes. O que devemos ter em conta é que Maquiavel defendia a política do pensamento moral, produzido pela igreja, ou melhor, da subordinação do Estado à igreja;
    Maquiavel ambicionava teorizar sobre o que realmente existe, sem preocupações de se referir a algo ideal, que não tenha correspondência com a realidade. A tradição idealista de Platão, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino é rejeitada por Maquiavel. Seu ponto de partida é a realidade concreta, não aquela imaginada pelo pesquisador.
10No capítulo: MAQUIAVEL O CRIADOR DA POLÍTICA MODERNA, é correto afirmar que:Peso: 1.0
    Maquiavel afirma que os sacerdotes são bons sob o ponto de vista da sua natureza e opção religiosa.
    Maquiavel observava a realidade tal como ela é, e não como gostaria que fosse;
    Para Maquiavel, a estabilidade na política resulta de uma ordem natural;
    Maquiavel não pode ser considerado um clássico da filosofia política devido à forte conotação pessoal, concepções pessoais na descrição e análise dos fatos e acontecimentos políticos;
    Maquiavel afirma que os homens são bons sob o ponto de vista da sua natureza.

💡 4 Respostas

User badge image

Gabriela Oliveira

Para Wanderley Guilherme dos Santos:

as atividades da política tornam-se mais complexas, diferenciando-se como atividade regular permanente. O indivíduo privado não mais pode ocupar-se continuamente da vida pública, daí que, historicamente, como resultado da gradual complexidade da vida social, da emergência do social, por contraposição ao político, e do privado como o avesso do social, a democracia assumiu a forma indireta ou representativa.

 é o sufrágio universal, regular, periódico, pluralista e competitivo

    são as atividades privadas, deixando de lado a participação política direta.

 

     não é o sufrágio universal, mas a sociedade civil organizada e a participação direta dos cidadãos em todas as esferas.

 

    através da política exercida de maneira direta.


    Nenhuma alternativa está correta.

0
Dislike0
User badge image

Jonatas Reis Cardoso

a) é o sufrágio universal, regular, periódico, pluralista e competitivo. 

0
Dislike0
User badge image

JAIME IZAGUIRRE

 Meu Gabarito G2 

1 - D

2 - C

3 - C

4 - B

5 - D

6 - A

7 - D

8 - C

9 - B

10 - A 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais