Buscar

Qual a relação dos hormônios TSH e T4 com a obesidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Eder Durex

Ambos são de atividade tiroidiana.. auxiliam no processo do metabolismo regulador, a intervençao na quantidade liberada destes horamonios  interfere no catabolismo realizado pelo metabolismo.

pouco TSH, menos catabolismo = pode levar a obesidade se nao for bem orientado
muito TSH, mais catabolismo = deixa a pessoa mais magra.. todas precisasm de orientaçao medica.

Quem efetivamente age nas células do corpo modulando o metabolismo é o hormônio T3.
Grande parte do T3 ativo é derivado da conversão de T4 nos tecidos periféricos.
Como mais de 99% do T4 está ligado à TBG (globulina ligadora de tiroxina, sigla em inglês), no final das contas, apenas uma ínfima parcela de menos de 1% de T4 livre é efetivamente quem fornece T3 para os órgãos e tecidos do corpo usarem em suas células.

Concluindo, a dosagem do T4 livre sanguíneo é o exame que nos dá realmente a noção de quanto hormônio tireoidiano potencialmente útil há na circulação. Se houver muito T4 livre circulante, haverá muita produção de T3 nos órgãos, levando ao hipertireoidismo. Se houver pouco T4 livre circulante, haverá falta de T3 para os tecidos, provocando o hipotireoidismo.

Na prática clínica, a dosagem de T4 livre acaba sendo, na maioria dos casos, mais útil que a dosagem de T3 ou T3 livre. Espero ter ajudado!!!!!!

8
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sabemos que o hormônios tireoidianos são produzidos e secretados pela tireóide, que é estimulada pelo TSH. Os principais deles são: T3,T4, pequenas quantidades de T3 reverso ( biologicamente inativo) e a calcitonina que está envolvida no metabolismo do cálcio. Os hormônios em questão são o T3 e o T4, por serem moduladores da termogênese e podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade.


Em estudos recentes, vem sendo encontrados níveis mais altos de TSH em obesos do que em magros. Isso acontece devido ao fato de que os status nutricionais podem influenciar nas conversões periféricas de T4 para T3, alterando os valores em paciente desnutridos, eutróficos e obesos.


Por fim, podemos salientar que existem tratamentos que usam hormônios tireoidianos para a perda de peso ou fármacos que induzem uma maior função da tireóide produzindo mais hormônios, fazendo com que o metabolismo funcione mais rápido, ocasionando o aumento do gasto energético. Entretanto, podem ocorrer alguns efeitos colaterais como o aumento do catabolismo protéico, perda de massa óssea e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais