Buscar

Escreva em ordem decrescente de susceptibilidade a autoxidação os seguintes ácidos graxos: C18:0, C18:3, C18:2, C18:1. Justi fique sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A rancificação auto-oxidativa é umas das fundamentais reações de quebra dos alimentos uma vez que implica no surgimento de sabores e odores anômalos, chamados genericamente como ranço. A oxidação de gorduras também é popularmente conhecida como auto-oxidativa ou até mesmo rancificação auto-oxidativa por seu caráter autolítico.


Os ácidos graxos insaturados são os principais substratos dessa reação, por ter duplas ligações, sendo elas os locais ativos que reagem com o oxigênio. Estando livres os ácidos graxos insaturados se oxidam em maior agilidade do que fazendo parte de triglicerídeos ou fosfolipídeos.


Assim, a susceptibilidade a autoxidação, em ordem decrescente ( ou seja, do mais suscetível ao menos) é:

C18:3

C18:2

C18:1

C18:0 

Veja que está em ordem descrescente da quantidade de ligações duplas já que, como mencionamos, Os ácidos graxos insaturados são os principais substratos da autoxidação, por ter duplas ligações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais