Buscar

Qual a ideia proposta na Teoria de Campo?

Conclusão de Kurt Lewin sobre sua Teoria de Campo

💡 2 Respostas

User badge image

Giulia Berbel

A teoria de campo formada por Kurt Lewin diz que são as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estímulo. A influência dessas forças sobre o indivíduo dependeria das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo. Assim, o comportamento do ser humano deriva de dois fatores fundamentais:

  1. O comportamento deriva da soma total dos fatos ocorridos e coexistentes em determinada situação, e a situação total gerada, é o que gera o comportamento nas pessoas.
  2. Esses fatos ocorrem de maneira dinâmica e interativa, onde cada fato influencia e é influenciado pelos outros, e pelo todo.

Esse campo dinâmico é o campo psicológico da pessoa e é o que ajusta e modifica o modo de ver e entender as coisas ao seu redor. O campo psicológico é o espaço que contém a pessoa e seu ambiente psicológico - que é o modo dessa pessoa ver e entender seu ambiente externo, e a relação que percebe entre este e suas necessidades.

A teoria de Lewin foi uma das primeiras a ver o comportamento humano como resultado tanto de fatores da pessoa como de fatores do ambiente. A partir da observação - confirmada empiricamente por seu grupo de pesquisa - de que as pessoas, uma vez iniciada uma tarefa, têm a tendência de querer levar essa tarefa até o fim, Lewin desenvolveu a teoria de que, uma vez assumida a tarefa, a pessoa desenvolve uma quase-necessidade que, como uma necessidade propriamente dita, gera na pessoa um "campo de tensão" que exige ser descarregado.

Um estímulo do ambiente pode, assim, em determinadas circunstâncias, ativar uma necessidade do indivíduo ou gerar nele uma quasenecessidade, que exige ser satisfeita; gera uma tensão que exige ser descarregada. A partir dos objetivos da pessoa, representados pelas necessidades e quasenecessidades, desenvolve-se um sistema de forças atrativas ou repulsivas. 

Lewin e seus colaboradores aplicaram sua teoria de campo a situações em que a pessoa deve apresentar um bom desempenho na execução de uma tarefa. Se uma pessoa tem a possibilidade de escolher entre diferentes tarefas, ele vai escolher aquela em que a soma das forças for maior, na qual a força resultante é a soma das forças de atração (positivas) e as de repulsão (negativas). Lewin expressou essas considerações através das seguintes fórmulas matemáticas:

  • F(s) = V(s) x P(s): em que F(s) é a força que atrai para o sucesso, V(s) é a valência ou valor do sucesso para a pessoa e P(s) é a probabilidade subjetiva da pessoa atingir o sucesso;
  • F(f) = V(f) x P(f): em que F(f) é a força que repulsão de um fracasso, V(f) é a valência ou valor do fracasso para a pessoa e P(f) é a probabilidade subjetiva da pessoa fracassar;
  • Fr = F(s) - F(f): em que Fr é a força resultante.

 

FONTE:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_campo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_campo_de_Lewin

1
Dislike0
User badge image

Elisabeth Pereira Pereira

obrigada ajudou
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais