Buscar

Qual e a estrutura da proteína?

💡 5 Respostas

User badge image

Luiz Jorge Mendonça

Devido à sua complexidade, a estrutura das proteínas, é normalmente analisada segunda uma hierarquia de quatro níveis: estrutura primária, estrutura secundária, estrutura terciária e estrutura quaternária. A estrutura primária diz respeito à sequência de aminoácidos da proteína e pode ser representada apenas como uma série de letras em que cada letra representa um aminoácido. A estrutura secundária refere-se a motivos simples, que se repetem na maior parte das proteínas, sendo as hélices alfa e as folhas beta os motivos mais comuns. A estrutura terciária é a conformação geral da proteína, ou o seu enrolamento, e a mais importante para determinar a sua função. A estrutura quaternária diz respeito ao arranjo entre várias cadeias proteicas. Apenas as proteínas que têm mais do que uma cadeia polipeptídica têm estrutura quaternária. Para além das cadeias polipeptídicas, as proteínas podem conter outros átomos ou moléculas que são essenciais para o seu funcionamento. A hemoglobina, por exemplo, tem um grupo Heme, ao qual se liga o oxigénio. A Polimerase do ADN (enzima que catalisa a formação de ADN), por outro lado, necessita de iões de magnésio para funcionar. Às proteínas que não são constituídas unicamente por aminoácidos, dá-se o nome de proteínas conjugadas.
1
Dislike0
User badge image

Gessica Vasconcelos

As proteínas são polímeros de  alfa aminoácidos. Possuem diversas funções no organismo, o qual, influenciará: na organização estrutural, na sinalização celular, na produção de enzimas, liberação de hormônios... Além disso, possui diferentes níveis de estrutura que são de grande importância para a expressão gênica (diferenciação entre orgãos, tecidos). São divididos em 4 estruturas: A estrutura primária: compõe uma sequência linear de aminoácidos e ligações peptídicas; é a mais simples e mais importante, pois deriva o arranjo espacial da molécula, chamada de "colar de contas". A estrutura secundária: é qualquer segmento aminoácidos adjacentes / próximos na estrutura primária e possui arranjo espacial, sendo este, o último nível de organização das proteínas fibrosas. São exemplos alfa hélice ( conformação helicoidal, seus grupos laterais projetam para fora da hélice, sendo estabilizada por pontes de Hidrogênio que são formadas entre N-H que está 4 unidades adiante na sequência e CO), Conformação beta ( apresentam a forma de zigue-zague, é a união de folhas beta- antiparalela e paralela- a cadeia encontra-se distendida, as cadeias laterais apontam para lados opostos e são formados por duas ou mais fitas beta através de pontes de hidrogênio) e Voltas beta ou dobras em grampo( proteínas que ocorrem inversões de direção da cadeia polipeptídica). A estrutura terciária: a cadeia polipeptídica se dobra conferindo uma estrutura tridimensional, representam a maioria da proteínas; possui interações hidrofóbicas, interações eletrostáticas, ligação de hidrogênio e ponte dissulfeto. Se divide em dois tipos: proteínas fibrosas(estruturas secundárias repetitivas, longas fitas, insolúveis em água, maior concentração de aminoácidos hidrofóbicos dentro e fora da superfície das proteínas, exemplos - alfa queratina, colágeno fibroína de seda); proteínas globulares(possuem estrutura terciária mais complexa, esféricas, geralmente solúveis em água - Mioglobina é ligadora de oxigênio das células musculares e 1 grupo heme- . A estrutura quaternária: é o nível mais complexo de organização, as proteínas são oligoméricas - subunidades - são arranjos simétricos. Exemplo : hemoglobina - 2 cadeia alfa e 2 cadeias beta. 

1
Dislike0
User badge image

Luiz Jorge Mendonça

http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Ficheiro:%EF%BB%BFEstruturasproteicas.png
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais