Buscar

Qual a diferença entre poder discricionário e poder vinculado?

💡 5 Respostas

User badge image

Joshua Guedes

Boa noite colega, 

 

Poder Vinculado  

Poder Vinculado, também denominado de regrado, é aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.   Nesses atos, a Administração Pública fica inteiramente "presa" aos dispositivos legais, não havendo opções ao administrador: diante de determinados fatos, deve agir de tal forma.   Assim, diante de um Poder Vinculado, o particular tem um direito subjetivo de exigir da autoridade à edição de determinado ato.   Como exemplo do exercício do Poder Vinculado, temos a licença para construir. Se o particular atender a todos os requisitos estabelecidos em lei, a Administração Pública é obrigada a dar a licença.  

Poder Discricionário  

Poder Discricionário é aquele que o direito concede à Administração Pública para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.   Distingue-se do Poder Vinculado pela maior liberdade de ação que é conferida ao administrador. Se para a prática de um ato vinculado a autoridade pública está adstrita à lei em todos os seus elementos formadores, para praticar um ato discricionário é livre, no âmbito em que a lei lhe concede essa faculdade.   Como exemplo do exercício do Poder Discricionário, temos a nomeação para cargo em comissão, ato em que o administrador público possui uma liberdade de escolha, ou seja, pode nomear aquele que for de sua total confiança, não se exigindo nenhuma seleção prévia.     O ato administrativo possui cinco elementos: competência, objeto, forma, motivo e finalidade. Nenhum ato será discricionário em relação a todos os elementos, pois no que se refere à competência, à forma e à finalidade, o ato será sempre vinculado. Já os elementos objeto e motivo podem ser vinculados ou discricionários, dependendo do ato analisado.   Assim, a discricionariedade não alcança todos os elementos do ato administrativo, pois em relação à competência, à forma e à finalidade do ato a autoridade está subordinada ao que a lei impõe.

 

Espero que ajude. 

2
Dislike0
User badge image

semaias de araujo simoes

poder vinculado e aquele em que o agente competente para a pratica do ato esta robotizado , ou seja , nao ha uma analise por parte do agente em nenhum elemento que compoe o ato adm . todos os elementos foram previamente delineados pela lei  ; ja no discricionario , o agente possui um leque de opçoes , opçoes estas previstas em lei , para que pratique o ato que , em um caso concreto , esteja mais de acordo com o interesse publico , naquele determinado momento.

2
Dislike0
User badge image

Samuel Welchen

Olá, em palavras simples podemos tomar como definição:

Poder Vinculado: se econtra "preso" aos dispositivos legais e deve segui-los fielmente, podendo o ato conter ilegaliadade se não o fizer. (A lei não deixa brechas para ação do administrador).

Poder Discricionário: o administrador tem certa liberdade de agir, tendo um juízo de oportunidade e conveniência na decisão de seu ato. (Há uma margem de liberdade de decisão diante do caso concreto)

Espero ter ajudado!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais