Buscar

Diferencie Desmossomos de um HemiDesmossomos..

💡 3 Respostas

User badge image

Nicole Alessi

Tanto desmossomos como hemidesmossomos são especializações da membrana plasmática, com função de aderência.

O desmossomo se encontra na parte lateral, e tem função de ligar célula-célula. Enquanto o hemidesmossomo está na parte basal, ligando as camadas da epiderme. O rompimento do segundo por queimaduras, é responsável pela formação de bolhas na pele.

10
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os desmossomos são junções puntiformes entre as células epiteliais, são encontrados por baixo do cinturão de adesão distribuídos nas paredes laterais das células. Os hemidesmossomos, por outro lado, são encontrados na área de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal. Ambas as junções intercelulares são encontradas em diversos tecidos, mas são muito mais abundantes no tecido epitelial.


A função tanto dos desmossomos quanto dos hemidesmossomos é bem similar, atuam fixando as células e conferem uma certa resistência aos tecidos. Os demossomos estão localizados nas paredes laterais da célula e atuam unindo uma cèlula à outra. Já os hemidesmossomos estão localizados na porção basal da célula, mantendo a célula fixa à lâmina basal.

Fonte: Adaptado de DE ROBERTIS, E.D.P.; DE ROBERTIS, E.M.F. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2001.


Portanto, o que diferencia um desmossomo de um hemidesmossomo é basciamente a sua localização na célula. Os desmossomos são encontrados nas laterais das células epiteliais pois fixam uma célula à outra, enquanto os hemidesmossomos são encontrados na porção basal da célula pois seu papeol é manter a célula fixa à lâmina basal.

4
Dislike0
User badge image

Emily Riany

Os desmossomos são placas arredondadas, constituídas pelas membranas de duas células adjacentes, onde se inserem filamentos intermediários, que se aprofundam no interior da célula. Já os hemidesmossomos são encontrados em alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal, nas áreas de contato


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais