Buscar

O que é a condição, termo e encargo nos Negócios Jurídicos e quais seus requisitos ??

Sobre o efeito do negócio jurídico.

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Lima

De uma forma menos jurídica, uma condição é uma cláusula que como o nome já diz "condiciona" o efeito de um negócio jurídico a um evento FUTURO E INCERTO, por exemplo, o pai diz ao filho que lhe dará um carro se (lembre-se do "se", este "se" indica que é futuro!) ele passar na OAB (passar na OAB é o evento, que é incerto, pois não se sabe se o filho passará ou não).

O termo por sua vez é relacionado a evento FUTURO E CERTO, como por exemplo o dia que começa e termina um contrato (tente associar termo e terminar, ajuda a não se confundir na hora da prova).

Com relação ao encargo (ou modo), é uma obrigação que vem junto com o contrato, por exemplo, o tio deixa uma herança para o sobrinho, só que para receber a herança o sobrinho deve cuidar do seu cachorro.

Boa sorte nas provas !!

2
Dislike0
User badge image

Heliton Lima

Conceito de Condição esta descrito no Art. 121 da Lei 10.406/2002, que seria uma clausula que subordina a validade do negócio Jurídico, os requisitos são: 1- Possível, 2- Futuro, 3- Incerto, 4- Derivada essencialmente da vontade das partes, algumas condições é que o negocio jurídico não pode ser um evento passado ou presente desconhecido das partes, tem tambem descrito no Art 122 sobre a condição, da lei supra, sobre a ilicitude que pode ser: 1- Ilícita, 2- Proibida, tambem quanto a sua fonte pode ser: 1- Protestativa, 2- Casual, 3- Mistas, quanto a sua Atuação que esta taxada no Art 130 da leipode ser: 1- Resolutiva, 2- Suspensiva

Termo- O momento em que produz reflexos o negócio Jurídico, também o momento em que termina a eficácia do negócio jurídico.

Encargo ou Modo - è a clausula que impõe onus ou alguma obrigação ao beneficiário da liberalidade, o seu não cumprimento do encargo gera revogação do negócio jurídico.

 

Uma noção bem rasa sobre o assunto, é o que entendo sobre o assunto.

Espero ter ajudado !

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

São chamados elementos acidentais e que, como tais, suspendem a eficácia do negócio jurídico existente e válido.

Condição: evento futuro e incerto. Pode ser:

Resolutiva: sua ocorrência gera a cessação da eficácia (e.g. vai começar a me pagar aluguel se passar no concurso);

Suspensiva: impede a eficácia até a sua ocorrência (e.g. vai ganhar carro se passa no concurso).

Termo: evento futuro e certo (é o prazo ou qualquer evento futuro e certo, como a morte)

Termo inicial: impede a produção de efeito até a ocorrência (e.g. quando José morrer, você ficará com o apartamento que lhe alugou ou daqui a 45 dias você receberá o seu carro)

- Termo final: faz cessar os efeitos do negócio jurídico (e.g. daqui a 45 dias se encerra o prazo de locação ou quando José morrer, você deixará de ter direito ao apartamento que lhe empresto em comodato)

Encargo: é obrigação imposta ao beneficiário de um negócio jurídico gratuito, caso queira ser beneficiado

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais