Buscar

"Qual a consequência de um tributo sobre um bem ou serviço com demanda inelástica? " Alguém pode me ajudar?

💡 3 Respostas

User badge image

Lúcio Alves

Simplesmente ocorrerá a tributação sem muito impacto na demanda.

Uma demanda inelastica é uma demanda que pouco se modifica quando o preço muda. Insulina para diabéticos, por exemplo, é um produto com demanda inelastica. Afinal, seus consumidores dependem dele para viver, então dificilmente deixarão de usar-lo pelo aumento de preço.

 

2
Dislike0
User badge image

Viviane Lourenço Uchoa

Muito obrigada!!
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A inelasticidade de preço é muito benéfica para as empresas. Ele oferece às empresas maior flexibilidade com os preços, enquanto a variação percentual na demanda que provoca permanece essencialmente a mesma. Para produtos ou serviços com preço inelástico, uma alteração percentual na quantidade demandada é mínima em relação a uma variação percentual no preço. Isso tem grandes implicações para os negócios e afeta a demanda e a receita total de duas maneiras. Se os preços dos produtos inelásticos forem reduzidos, a quantidade demandada não compensaria a queda no preço. Isso resultaria em menos receita.

A empresa, então, operaria com prejuízo e não deveria realmente reduzir o preço de seus produtos. Por outro lado, se os preços dos bens inelásticos forem aumentados, a receita total aumentará, mas levaria a uma pequena diminuição na quantidade demandada. Isso significa que as empresas que lidam com produtos ou serviços inelásticos podem aumentar os preços, vendendo um pouco menos, mas obtendo receitas maiores.

Portanto, as empresas que lidam com mercadorias que são inelásticas ao preço estão mais bem equipadas para maximizar o lucro e melhor protegidas contra a desaceleração. A inelasticidade de preço mostra que os clientes - e, por extensão, a demanda - são mais tolerantes às mudanças de preço. Assim, empresas que lidam com bens ou serviços inelásticos podem transferir custos extras de produção para seus clientes sem afetar negativamente a demanda. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais