Buscar

Defina conceitualmente cromossomos, gene e códon.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Cabral

Cromossomos: 

O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é o material que constitui os genes. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Estes grupos de oito histonas, enroladas pelo DNA são chamados de nucleossomos. Há muitos nucleossomos na molécula de DNA.

Os nucleossomos ajudam no enovelamento do cromossomo. Na intérfase, o cromossomo encontra-se totalmente descondensado, formando a cromatina. Já na metáfase ele encontra-se máximo de sua condensação.

 

Gene

 

O gene é um segmento de uma molécula de DNA que contém um código para a produção dos aminoácidos da cadeia polipeptídica e as sequências reguladoras para a expressão, embora no genoma humano existam grandes sequências não codificantes. As sequências codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons, que são inicialmente transcritas em RNA no núcleo, mas não estão presentes no mRNA final no citoplasma, não sendo representada no produto protéico final. Em muitos genes, o tamanho cumulativo dos exons é muito menor que o de íntrons.

 

Códon

 

É uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm. Isto significa que cada conjunto de três bases consecutivas é responsável pela codificação de um aminoácido.

Sempre que uma proteína vai ser sintetizada pelo ribossoma, a sequência correspondente às três bases do codão do RNAm vai ser posicionada pelo ribossoma e a molécula de aminoácido correspondente será trazida até o ribossoma pelo RNA transportador específico, possuidor de um anticodão num determinado sítio, que emparelha com o codão do ARNm, e de um braço ao qual se ligará um aminoácido específico.

Desta forma, uma proteína formada por 200 aminoácidos é derivada de uma molécula de RNA com, no mínimo, 600 bases nitrogenadas. De forma análoga, o DNA que originou esta seqüência terá, pelo menos, 1200 bases, pois possui uma estrutura de dupla fita, enquanto o ARN tem fita simples.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No núcleo de cada célula, a molécula de DNA é empacotada em estruturas semelhantes a fios chamadas cromossomos. Cada cromossomo é composto de DNA firmemente enrolado muitas vezes em torno de proteínas chamadas histonas que sustentam sua estrutura. Os cromossomos não são visíveis no núcleo da célula - nem mesmo sob um microscópio - quando a célula não está se dividindo. No entanto, o DNA que compõe os cromossomos se torna mais compactado durante a divisão celular e é então visível sob um microscópio. A maioria do que os pesquisadores sabem sobre os cromossomos foi aprendida pela observação dos cromossomos durante a divisão celular.


Um gene é a unidade física e funcional básica da hereditariedade. Os genes são compostos de DNA. Alguns genes agem como instruções para fazer moléculas chamadas proteínas. No entanto, muitos genes não codificam para proteínas . Em humanos, os genes variam em tamanho de algumas centenas de bases de DNA para mais de 2 milhões de bases. O Projeto Genoma Humano estimou que os humanos têm entre 20.000 e 25.000 genes.


Um codon é uma sequência de três nucleótidos de ADN ou ARN que corresponde a um aminoácido específico ou sinal de paragem durante a síntese de proteínas. As moléculas de DNA e RNA são escritas em uma linguagem de quatro nucleotídeos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais