Buscar

Eficiência do nitrogênio na soja e no feijão.

Olá, boa tarde, gente gostaria de fazer uma pergunta que até hoje ninguém conseguiu me responder, por que o feijão responde a aplição de nitrogênio e a soja não; sendo que as duas espécies de plantas contém a bactéria fixadora de nitrogênio?

💡 4 Respostas

User badge image

Rafael Renan

pera, meio complicado entender sua pergunta... seguinte na cultura da soja não é nem viável a utilização de adubação nitrogenada devido a alta relação entre o rhizobium e a soja, alguns pesquisadores indicam até que a aplicação pode diminuir a a produção (é um fato bem discutido, foi debate no congresso nacional de solos), nenhuma cultura apresenta resultados tão satisfatórios quanto a inoculação de fixadores biológicos quanto a cultura da soja, sendo assim em culturas como o feijão é imprescindível a utilização de adubos nitrogenados, quando na sojo é gastar dinheiro atoa já que a bactéria faz seu papel muito bem, em acesso aos meus arquivos tem um material muito bom sobre a soja que fala bem sobre essa relação, o único efeito que se pode obter para aumentar níveis de nitrogênio na soja é conciliar de forma correta a inoculação do rhizobium com a disponibilidade de molibdênio.

2
Dislike0
User badge image

Felix Morais

ok, só mais uma dúvida, o feijão também possui o rhizobium, certo? então, o que acontece com ele, que o torna ineficiente..;...?

2
Dislike0
User badge image

Rafael Renan

seguinte, até onde eu sei esse rhizobium pode sim formar simbiose com feijão, como todas as outras leguminosas, porém não é que essa reação é ineficiente, é que ela não é tão boa quanto na soja, por exemplo você sabia que é possível fixar nitrogênio em gramíneas inoculadas com bactérias Azospirillum?  A fixação acontece, mas a relação custo benefício não é ideal, do mesmo jeito que no feijão... a soja foi um caso a parte onde a simbiose ocorre muito acima do esperado, quase um milagre, que por falar nisso só funciona no Brasil e foi descoberta por um agrônomo :) 

Na minha opinião o real motivo de ainda não se melhorar a relação simbiotica no feijão é a falta de investimentos para pesquisa, já que o feijão no Brasil é práticamente produzido por pequenos produtores e as pesquisas ficam a encargo de uma unica estação da EMBRAPA 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais