Buscar

O automatismo cardíaco depende do que ?

💡 2 Respostas

User badge image

Hendrix Leite

O impulso cardíaco

Algumas células cardíacas desenvolvem o potencial de ação naturalmente, ou seja, sem influência do sistema nervoso. Tais células podem ser encontradas no nodo sinusal, que acaba funcionando como um marca-passo. Isto ocorre porque as células do nodo sinusal apresenta potencial de repouso menos negativo (-50mV) que outras células musculares cardíacas (-90mV) e apresentam canais vazantes de sódio naturalmente abertos no repouso. Sendo assim, as células do nodo sinusal alcançam mais rapidamente o valor de -30mV, necessário para a abertura dos canais lentos de cálcio e sódio voltagem dependente (despolarização) e dos canais lentos de potássio voltagem dependente (repolarização). Logo, chegará mais rapidamente ao valor de +10mV, quando ocorrerá a troca de polaridade.


Junções comunicantes

As junções comunicantes das células musculares cardíacas transferem o cálcio em excesso de uma célula a outra, ocorre uma explosão de despolarização em todos os sentidos, gerando as ondas do eletrocardiograma em milissegundos.

A onda P é responsável pela despolarização atrial.
O complexo QRS é responsável pela despolarização ventricular.
A onda T é responsável pela repolarização ventricular.



Propagação do potencial de ação

É a disseminação do potencial de ação lateral e em direção aos ventrículos, a propagação ocorre pela presença de junções comunicantes.

O potencial de ação surge no nodo sinusal, localizado na parte superior do átrio direito, e a partir dele é propagado lateralmente e em direção aos ventrículos.Isso ocorre da seguinte forma: As células do nodo sinusal desenvolvem naturalmente o potencial de ação; a partir daí, íons de cálcio e sódio passam para as células vizinhas, causando a alteração de voltagem (-30mV), necessária para a abertura dos canais lentos de cálcio e sódio voltagem dependente e dos canais de potássio. Sendo assim, verificamos uma onda de despolarização dos átrios e ventrículos e, posteriormente, uma onda de repolarização.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O coração possui certo automatismo, é ele quem determinada sua freqüência cardíaca, seus batimentos e sua regeneração de células.


Constituído por varias fibras, o coração tem uma corrente sanguínea rápida, dividido em duas partes ele tem o SA (nódulo sianotrial) e o AV (nódulo atrioventricular).


O coração é constituído por um tipo de músculo especial (músculo cardíaco) que tem a capacidade de originar, em suas próprias células, os impulsos que determinam a sua contração – é o que se denomina de automatismo. O sistema condutor do coração é constituído por fibras musculares especiais que têm características funcionais semelhantes às do tecido nervoso, particularmente a capacidade de originar impulsos e conduzi-los com grande velocidade. Esse tecido localiza-se em regiões específicas do coração.


O coração dos vertebrados e moluscos é denominado Miogênico porque o batimento inicia-se no próprio coração. Nos demais invertebrados que possuem coração este é denominado Neurogênico porque o batimento é iniciado e conduzido ao músculo cardíaco pelo tecido nervoso. No homem o controle da frequência de batimentos do coração é realizado pelo sistema nevoso autónomo através do nervo Vago (Parassimpático) e dos nervos cardíacos (Simpático).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais