Buscar

Quais são os componentes básicos (moleculares) do DNA e RNA?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas J Ramos

Timina, Citocina, Guanina e Adenina = DNA

Citosina, Guanina, Adenina e Uracila = RNA

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sabemos que é a partir da associação dos diferentes nucleotídeos que se formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido ribonucléico (RNA) e o ácido desoxirribonucléico (DNA).


Por definição, o DNA é uma molécula simples, feita a partir de quatro unidades estruturais básicas semelhantes, chamados de nucleotídeos. Os nucleotídeos do DNA são formados a partir de um açúcar, a desoxirribose, ligada a um único grupo fosfato e a uma base, podendo ser esta: adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).


Já a molécula de RNA, trata-se de uma complementariedade de uma região do DNA. Sua molécula é composta de uma única cadeia composta como nucleotídeos. Entretanto, diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U).


Podemos citar, ainda, outra importante característica da molécula de RNA, onde o açúcar que compõe seu nucleotídeo é uma ribose, logo, o grupamento açúcar contem uma ligação –OH a mais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais