Buscar

Alguem ja fez a AV2 DE ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE?

1) O filósofo Platão contava que, segunda a lenda, existia um determinado anel que tinha o poder de dar invisibilidade a quem o utilizasse. Esse anel estava sob o poderio de Giges, que ao descobrir que, usando o anel, conseguiria ficar invisível quando bem entendesse, entrou no castelo, seduziu a rainha, e com ela tramou e assassinou o rei, tomando seu lugar.

Acerca das intenções de Platão, ao falar dessa lenda, considere V para verdadeiro e F para falso:

( ) A lenda nos mostra que por vezes agimos de maneira "correta" apenas porque pressupomos que alguém está vendo nossa ação.

( ) Giges mostrou a validade de uma ética, provando que, a direção de sua ação independe do julgamento da sociedade.

( ) Em um sentido geral, não há real discernimento entre o âmbito público e o privado, as pessoas agem igualmente independente de estarem ou não a sós.

( ) Se, por acaso, tivéssemos certeza que nossos atos reprováveis jamais seriam descobertos, talvez viéssemos a praticá-los sem remorsos.

A ordem correta é: 

Alternativas:

  • a) V, F, F, V.
  • b) F, F, V, V.
  • c) V, V, V, F.
  • d) F, V, F, V.

2) Refletindo sobre os conceitos de Heteronomia e de Autonomia a partir do Mito da Caverna de Platão, podemos dizer que:

I - A heteronomia diz respeito àqueles que agem de acordo com as regras dos outros. Trata-se de um comportamento moral infantil regulado pelo meio social

II – A autonomia relaciona-se ao amadurecimento e libertação da heteronomia. Nela, é necessário o exercício racional e uma postura crítica diante das regras impostas pelo meio social.

III – Podemos chamar os homens que habitavam a caverna de Platão de heterônomos, pois, guiavam suas ações pelas sombras, pelo que os outros diziam e não pela verdade.

IV – Autonomia é o autogoverno de si, trata-se da libertação de todas as amarras sociais e realização de todos os desejos.

V – Ao sair da caverna e procurar o conhecimento, o homem perde sua autonomia, mas ganha em heteronomia. 

Alternativas:

  • a) Somente I e II estão corretas.
  • b) Somente II e III estão corretas.
  • c) Somente III, IV e V estão corretas.
  • d) Somente I, II e III estão corretas.

3)No mito da Caverna, Platão indica a existência de dois mundos, um se refere ao interior da caverna e o outro ao exterior. Isto é, Platão quis destacar o dualismo material e espiritual. Sobre o assunto, assinale o que for verdadeiro:

I - Para Platão, a essência das coisas não está necessariamente no que vemos, pois essas, podem ser apenas sombras da realidade.

II - A liberdade verdadeira só será alcançada quando conseguirmos ver além daquilo que pode ser captado pelos nossos sentidos, e usarmos nossa capacidade racional.

III - O filósofo nos indica que podemos nos libertar da caverna onde reinam as trevas e rumar em direção à luz, através da religião.

IV - O que Platão pretende indicar é que devemos nos guiar pela natureza de nossos instintos, que nos guiará em meio às trevas até o mundo onde as ideias reinam e resplandecem.

Alternativas:

  • a) Somente III está correta.
  • b) Somente I e II estão corretas.
  • c) Somente II e III estão corretas.
  • d) Somente II está correta.

4) "(...) devemos a Aristóteles a distinção entre saber teorético e saber prático. O saber teorético é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independentemente de nós e sem nossa intervenção ou interferência. Temos conhecimento teorético da Natureza. O saber prático é o conhecimento daquilo que só existe como consequência de nossa ação e, portanto, depende de nós. A ética é um saber prático. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 438).

Acerca da concepção de ética e virtude em Aristóteles, assinale o que for correto:

I - A virtude consiste no livre escoamento das paixões.

II - Toda virtude é boa quando é controlada no seu excesso e na sua falta.

III – O homem encontra a felicidade na justa-medida, isto é, no equilíbrio.

IV – A inteligência nada tem a ver com a ética, pois a mesma relaciona-se com o caráter, e não com a as situações cotidianas.

Alternativas:

  • a) Somente I e II estão corretas.
  • b) Somente II e III estão corretas.
  • c) Somente III e IV estão corretas.
  • d) Somente I, III e IV estão corretas.

5) "Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente (...). Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação." (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 441).

Mas, qual a importância da revelação para o cristianismo?

Alternativas:

  • a) Ela cria a noção de coletividade no indivíduo, mostrando a importância de que todos se salvem.
  • b) Pois ela aponta a importância do homem sair da caverna e ir em direção à luz do conhecimento filosófico.
  • c) Ela mostra a realidade, dá o sentido da vida e gera no indivíduo a noção de dever.
  • d) A revelação acontece dentro de cada indivíduo, portanto, mostra como os princípios cristãos são criados diariamente por seus fiéis.

💡 5 Respostas

User badge image

Ewelly Souza

1- A 2-D 3-B 4-B 5-C está certinho

4
Dislike1
User badge image

Elenice da Rosa

1-C ??? 2-C 3-D 4-B 5-A
Tem erro por este motivo gostaria de me confirmasse.

a) V, F, F, V ???

ou

d)F, V, F, V ???

0
Dislike0
User badge image

Aline Gonçalves

1- D 2-D 3-B 4-B 5-C TODAS CORRETAS!

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais