Buscar

Estrutura metalica - E3 ESTRUTURAS DE CONCRETO, METALICAS E DE MADEIRAS

2. Com relação a estruturas metálicas, responda as seguintes questões:

• Apresente pelo menos três detalhes construtivos a serem adotados em um sistema construtivo com o emprego do aço, de forma a evitar o problema da corrosão.

• Explique, senteticamente, como é feita a proteção contra corrosão do aço em chapas galvanizadas.

• Em um dos bate-papo realizados pelo IPT, a pesquisadora Anna Ramus do Agrupamento de Corrosão e Proteção contro corrosão respondeu perguntas sobre o comportamento de ligas zinco/aluminio para proteção de superficies metálicas; com base neste bate-papo, responda o que se espera deste tipo de proteção em relação à galvanização?

•Conceitue aço "patinavel" ou "cortain" e suas aplicações e condições de uso. 

💡 2 Respostas

User badge image

Ariele Simões S

10.2. Proteção

Existem dois tipos básicos de proteção: ativa (uso de sprinklers, alarmes, etc.) e passiva. A proteção passiva abrange aspectos de projeto da edificação (uso de portas corta-fogo, compartimentação dos ambientes, etc.) e a proteção dos elementos estruturais contra o fogo. A definição do tipo de proteção é feita na etapa de projeto, assegurando-se assim a especificação do material mais indicado para cada caso. Dentre os materiais mais comumente utilizados, podemos citar:

  • Argamassa de Asbesto: constituída de fibras de amianto com cimento. Aplicação por spray;
  • Argamassa de Vermiculita: argamassa de agregado leve, à base de vermiculita. Aplicação por spray ou com o uso de espátulas;
  • Mantas de fibras cerâmicas: utilizada como revestimento tipo contorno ou como revestimento tipo caixão;
  • Mantas de lã de rocha: utilizada como revestimento tipo contorno ou como revestimento tipo caixão;
  • Argamassa composta de gesso e fibras: aplicação por spray;
  • Concreto/Alvenaria: revestimento ou encapsulamento da estrutura metálica com concreto ou alvenaria;
  • Tinta intumescente: revestimento fogo-retardante, que submetido ao incêndio transforma-se em volumosa camada, parecida com uma esponja. É a solução ideal quando há intenção de se deixar a estrutura aparente. Aplicação por pintura.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A corrosão é derivada de dois processos eletroquímicos: a oxidação e a redução. O primeiro deles é a retirada de elétrons livres de um átomo. O segundo ocorre quando o átomo toma elétrons livres para si. Para que a corrosão ocorra, devem existir esses elétrons livres — ou seja, átomos que necessitam de elétrons para se estabilizar e um meio pelo qual isso ocorrerá (como a água, para os metais, presente inclusive no ar atmosférico).  grande maioria dos metais, exceto alguns tais como ouro, platina, mercúrio e prata, existe na forma de minérios que são compostos químicos destes metais. Para que estes compostos sejam transformados em metais, grande quantidade de energia deve ser fornecida, como na fabricação do aço. Em contato com o meio ambiente, a energia armazenada durante o processo de fabricação tende a ser perdida, retornando o metal ao seu estado natural. Os aços resistentes à corrosão atmosférica, também conhecidos como aços patináveis, são aços de alta resistência e baixa liga que apresentam maior resistência à corrosão atmosférica que os aços estruturais comuns – aços ao carbono-manganês. Os aços patináveis possuem teor de carbono menor que 0,20% em massa e adição de elementos de liga, como cobre, níquel, cromo, silício e, eventualmente, fósforo, correspondendo, aproximadamente, a 3-5% em massa da composição da liga.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais