Buscar

CONTABILIDADE

   

 

 

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

 

 

Avaliação a Distância

 

Unidade de Aprendizagem: CONTABILIDADE BÁSICA E GERENCIAL PARA COOPERATIVAS

Curso: Gestão de Cooperativas

Professor: Jardel Mendes Vieira

Nome do aluno: SILVINIR

Data: 10/08/2015

 

 

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).

 

Questão 1:

 

Para controlar adequadamente o patrimônio da empresa, a contabilidade faz uso de um sistema de registros com técnicas específicas de partidas dobradas, ou seja, para cada valor debitado existe um correspondente crédito. As regras básicas de escrituração estão previstas na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) T 2 do Conselho Federal de Contabilidade que, dentre outros, requer que a entidade mantenha um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico. De acordo com a referida Norma, quais os critérios deverão ser utilizados para a Escrituração Contábil? Explique: (2,5 pontos)

 

Resposta:

 

 

A escrituração será executada mediante os seguintes critérios:

 

 a) em idioma e moeda corrente nacionais;

 

 b) em forma contábil;

 

 c) em ordem cronológica de dia, mês e ano;

 d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;

 

e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.

Portanto, até pela obviedade das vantagens acima listadas, a contabilidade deve ser considerada sempre uma ferramenta imprescindível à gestão de qualquer entidade, cabendo ao administrador, sócios ou representantes implementarem a escrituração através de contabilista devidamente habilitado.

Questão 2:

Os usuários das informações contábeis podem ser todas as pessoas físicas ou jurídicas que, de alguma forma, as utilizam para tomar decisões ou, simplesmente, manterem-se informadas. Nesse contexto, elenque três usuários Internos e três Usuários Externos e explique suas funções. (2,5 pontos)

 

De modo geral, os usuários das informações geradas pela contabilidade podem ser:

 

a) Internos (pessoas que fazem parte da empresa); ou

 

b) Externos.

 

 

Usuários internos

 

Como usuários internos das informações contábeis, para fins de administração das entidades de modo geral, temos:

 

1) O titular da firma individual (atualmente, denominado “empresário”), os sócios e os acionistas da sociedade; e

 

2) Os diretores, os gerentes e os administradores de todos os níveis.

 

3) Demais pessoas que utilizem dentro da empresa os dados produzidos pela contabilidade.

 

Usuários externos

 

Os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos expressos nas demonstrações contábeis.

 

Como usuários externos das informações produzidas pela contabilidade, podemos citar:

 

1) Bancos e fornecedores;

 

2) Governo (fiscalização);

 

3) Auditores externos

 

 

É comum e plenamente justificável que os usuários tenham interesses diversificados em relação à entidade. Por isso, as informações contábeis devem ser claras e confiáveis.

 

No mínimo, as informações devem ser suficientes para a avaliação da situação patrimonial da entidade e das mutações ocorridas em seu patrimônio.

 

Questão 3:

Demonstrações contábeis são o somatório de informações financeiras aglutinadas conforme a sua natureza. O Balanço ou Demonstrações Contábeis representam um conjunto de informações adequadamente tabuladas e produzidas segundo as normas técnicas contábeis, fiscais e societárias que dão condições de controle do patrimônio da entidade. No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) edita as normas gerais de observância obrigatória por parte dos contadores e auditores contábeis, para todas as cooperativas existindo, no entanto, regras específicas a serem seguidas dependendo do ramo de atividade. Com base no descrito acima, quais as principais demonstrações contábeis existentes na literatura brasileira? Justifique sua resposta: (2,5 pontos)

 

 Resposta:

Com relação às demonstrações contábeis que obrigatoriamente deverão ser incluídas no livro diário, como regras gerais destacaram o conjunto completo das demonstrações contábeis que está previsto no item 10 da NBC TG 26 (Res. CFC 1.185/09):

 

(a) balanço patrimonial ao final do período;

(b) demonstração do resultado do período;

(c) demonstração do resultado abrangente do período; 

(d) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

(e) demonstração dos fluxos de caixa do período;

(f) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;

(g) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e

(h
) balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis. (Redação alterada pela Resolução CFC n.º 1.376/11)

 

Questão 4:

O ativo registra todos os bens e direitos de propriedade da entidade. Como regra geral considera-se “ativo” tudo aquilo que podemos transformar em dinheiro/numerário/caixa. O Ativo divide-se em Circulante e Não Circulante, sendo a principal a conta do ativo circulante: a conta “caixa”, pois parte relevante da movimentação financeira ocorre na conta caixa. Nesse sentido, caracterize 05 transações que ocorrem na conta caixa. (2,5 pontos)

 

Resposta:

 

O Ativo Circulante agrupa dinheiro e tudo o que será transformado em dinheiro rapidamente. São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação.

Fazem parte do Ativo Circulante:

  1. Caixa: dinheiro existente (em espécie) na empresa, sendo o item de maior liquidez (rapidez com que pode ser convertido em dinheiro). Quando for necessário usar este dinheiro, ele estará à disposição na própria empresa.
  2. Banco conta movimento: nessa conta são registrados os recursos depositados em contas-correntes de livre movimentação. As contas de livre movimentação são as contas bancárias cujo saldo pode ser sacado imediatamente pelo cliente, no todo ou em parte. São as contas que a empresa usa para fins de compras (com cheque ou cartão), vendas (recebimentos de compras parceladas), empréstimos, etc.
    Obs: Também pode existir a conta Poupança (se a empresa tiver).
  3. Aplicações financeiras: em curto prazo, representam os investimentos efetuados pela empresa em títulos de liquidação imediata (que sejam prontamente conversíveis em dinheiro). Ou seja, são investimentos por um curto período, pois assim que a empresa necessitar do dinheiro, ela pode se desfazer da aplicação e usá-lo. São realizadas pelas entidades com o objetivo de obter recursos financeiros, geralmente sendo realizadas junto a estabelecimentos bancários (as empresas normalmente efetuam essas aplicações por obter boas taxas remuneratórias, por excesso de recursos monetários, por obrigações contratuais ou por falta de opção de negócios).
      - Aplicações com rendimentos prefixados: a empresa fica sabendo, no dia da aplicação, o valor dos seus rendimentos, que correspondem à correção monetária prefixada mais os juros.
      - Aplicações com rendimentos pós-fixados: a empresa somente fica sabendo quanto ganhou com a operação no dia do seu resgate.
  4. Depósitos bancários à vista: para cheques e/ou transferências que entrarão na conta da empresa em curto prazo.
  5. Duplicatas a receber ou Clientes: valores a receber decorrentes das vendas efetuadas pela empresa. Esta conta é usada quando o cliente compra e leva o produto ainda sem ter pagado o valor total que deve (compra a crédito com cartão ou com cheque pré-datado, compra parcelada em curto prazo). Ou seja, são valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias.

 

Bibliografia

1. Contabilidade introdutória. São Paulo: Atlas. 2010. (é um livro básico cuja metodologia ajuda o aluno a compreender melhor os conceitos contábeis ).

2. IPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas contábeis e Atuariais. Manual de contabilidade societária. São Paulo: Atlas, 2010

 

💡 1 Resposta

User badge image

MichaelFPV .

complicado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais