Buscar

Objetiva e discursiva paradigmas educacionais e avaliação escolar

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar, preciso de provas discursivas e objetivas de paradigmas educacionais e avaliação escolar? Desde ja agradeço

💡 14 Respostas

User badge image

Cristiane Frei

As provas não foram liberadas ainda... Montei um material de estudo! Olhe em meus materiais. Tem algumas questões para auxílio nas discursivas, tem as questões objetivas dos simulados e também minha Apol.

8
Dislike1
User badge image

Daniela Chichitano

Do ponto de vista pedagógico conclui-se, pois, que se para a pedagogia tradicional a questão central é aprender e para a pedagogia nova aprender a aprender, para a pedagogia tecnicista o que importa é aprender a fazer. [...] na verdade a pedagogia tecnicista ao ensaiar transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril, perdeu de vista a especificidade da educação, ignorando que a articulação entre escola e processo produtivo se dá de modo indireto e através de complexas mediações.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 12.

De acordo com os aspectos apontados no livro-base sobre o “aprender a fazer”, descreva quais as características deste momento educacional:

Qual o cerne do processo de ensino? (50%)

Qual o papel do professor e do aluno? (50%)

Resposta:

O modelo tecnicista tem como foco o planejamento. A elaboração do que deve ser feito na sala de aula, do que devem ser transmitidas aos alunos, as avaliações seguiam o planejamento centralizado feito por profissionais especializados, compostos de pedagogos, psicólogos e outros que centralizavam todo planejamento pedagógico. Restava ao professor a tarefa de aplicar

o que foi planejado, se preocupando apenas em manter a ordem e a disciplina na sala de aula, o professor passa a ser um executor de tarefas e o aluno um receptor de informações. A preocupação é formar mão de obra qualificada para servir aos interesses econômicos em crescimento.

 

Espera-se que o aluno compreenda que a LDB define:

As diretrizes e bases, os princípios e regras da educação nacional, que deverão ser seguidos por todas as escolas brasileiras. Estabelece orientações sobre os princípios a serem seguidos para elaborar a Proposta Pedagógica da escola; Determina as regras para a educação a nível nacional: como a carga horária e período letivo mínimo; Delineia aspectos gerais para a organização do trabalho pedagógico nas escolas;

Define orientações para todos os níveis de educação, determinando qual a finalidade desta e seus objetivos.

(LIVRO BASE, p.163-168)

Resposta:

O aluno como elemento histórico e situado. O aluno deve entender que ele deve participar do processo da sua formação, como elemento ativo. A participação do aluno e da comunidade é garantida pela lei de diretrizes a bases, e todas as escolas deviam elaborar o seu projeto pedagógico, como base para a educação que se pratica na escola. Sendo o projeto pedagógico não mais um documento obrigatório que deve ser abandonado no fundo de uma gaveta, mas um documento que deve ser elaborado democraticamente por alunos, professores, funcionários da escola, comunidade que será de acesso a todos e norte do funcionamento da instituição. A LDB estabelece os conteúdos mínimos que é de direito do aluno, a carga horária mínima de 800 horas do ano letivo para o ensino, que garante a participação dos alunos e comunidade nos conselhos e outros direitos.

 

A LDBEN expressa os valores e os princípios que devem orientar a ação educativa nas escolas. Os valores são os do interesse social, o direitos e deveres do cidadão, os do respeito ao bem comum e à ordem democrática, da tolerância, da solidariedade e do fortalecimento dos laços familiares; os princípios são da ética, da politica e da estética. Os princípios apresentam-se como um nível mais concreto dos valores, considerando tanto as características culturais, da produção, do trabalho e do conhecimento no interior da sociedade contemporânea, quanto as condições especificas da sociedade brasileira.

CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira

Thompson Learning, 2005. p. 38.3

Resposta:

O papel da Lei de Diretrizes d Bases do Ensino, 9394/96 tem como papel o rompimento com o sistema que vigorava anteriormente, tem a função de nortear a função socializadora e democrática do ensino. Estabelecer orientações para o ensino fundamental e médio quanto aos conteúdos básicos como português, matemática e outros conteúdos. Estabelece que cabe a cada escola elaborar o seu PPP (Projeto Político Pedagógico), seguindo as orientações da LDBEN e diretrizes curriculares federais, estaduais e municipais. Estabelece que a comunidade deve participar do processo de ensino e aprendizagem todo o tempo, desde a elaboração do PPP. As peculiaridades, a cultura local deve ser inserida no ensino. Também determinar o tempo mínimo do ano letivo a ser praticado pelas escolas. Estabelece os direitos de inclusão de todos os indivíduos, principalmente da minoria até então excluída como os portadores de necessidades especiais.

 

 

 

 

Leia o trecho a seguir:

“A inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional. É uma inteligência míope que acaba por ser normalmente cega. Destrói no embrião as possibilidades de compreensão e de reflexão, reduz as possibilidades de julgamento corretivo ou da visão a longo prazo. Por isso, quanto mais os problemas se tornam multidimensionais, maior é a incapacidade de pensar sua multidimensionalidade; quanto mais a crise progride, mais progride a incapacidade de pensar a crise; mais os problemas se tornam planetários, mais eles se tornam impensáveis. Incapaz de considerar o contexto e o complexo planetário, a inteligência cega torna-se inconsciente e irresponsável. ".

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. p. 43.

Resposta:

A educação moderna é uma educação democratizada, em que se pratica a práxis social. O ensino tem que estar ligado as necessidades da comunidade onde o aluno está inserido. Os conteúdos, o conhecimento é considerado um meio para que o indivíduo possa tornar cidadão inserido e participativo na sociedade. A formação exigida pela sociedade não é mais a mão de obra funcional e sim a intelectual que o desenvolvimento social e tecnológico exige. O mercado de trabalho exige pessoas com formação de múltiplas competências, múltiplos saberes que devem estar concatenados. A teoria não é mais determinante da prática, mas a prática é que constrói e melhora a teoria.

 

No Brasil, a área de Didática constitui um campo de conhecimento sobre o ensino. As sistematizações e as práticas nessa área vêm se desenvolvendo em pelo menos três universos estreitamente relacionados: o corpo teórico da didática, tal como construído pela prática da pesquisa e do ensino na área, a prática da pesquisa propriamente dita e a prática do ensino da didática [...] pelo Decreto-lei nº 1190, de 4 de abril de 1939, a Didática aparece na complementação pedagógica obrigatória à obtenção da licenciatura, ao mesmo tempo como curso e como disciplina. Pouco a pouco, o curso de Didática vai se extinguindo [...] até que se acaba definitivamente com sua obrigatoriedade. A Didática permanece como disciplina da licenciatura, com objetivos, conteúdos e métodos estreitamente relacionados às direções que a área vem assumindo em seu desenvolvimento histórico.

ANDRE, Marli; OLIVEIRA, Maria Rita. Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 8.

Resposta:

O ensino da didática tradicional até a década de 1970 estava relacionado com os aspectos técnicos das atividades do professor na sala de aula, como apagar o quadro, como dividir o quadro negro de forma que facilite a cópia pelos alunos, como o professor deveria impor a sua autoridade na sala, etc. O que predominava na didática tradicional é o método de transmissão, assimilação, tendo como foco o professor. Cabia ao professor apresentar os conteúdos pré-determinados, fragmentados, formatados para a aula. No curso de didática eram tratados três diferentes formas de aula expositiva: exegética, dialógica, cognitiva. O ensino da didática tradicional, indivíduos não críticos e a escola seria um espaço a parte da sociedade. No ensino da didática moderna o professor é formado com a ideia da prática da práxis social. O professor interage com o aluno de modo horizontal na sala de aula. O professor participa do planejamento, interage. No ensino há uma orientação democrática. O foco é aprender.

4
Dislike0
User badge image

Maiki Dalpozzo

Oi gostaria de ver seu material de estudo como faço?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais