Buscar

Como é possível excitar o estator e o rotor de uma máquina de corrente alternada?

Máquinas Eletricas 

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O estator é a parte fixa de uma máquina elétrica. Por máquina elétrica, nos referimos a motores elétricos e a geradores elétricos. A parte móvel de um motor elétrico é chamada de rotor.

Em máquinas de corrente alternada, o estator é geralmente na forma de um tubo cilíndrico, com uma certa espessura de parede. A com base em coroas empilhadas de folha magnética com uma dentada em seu círculo interno são formadas as ranhuras onde as bobinas estão alojadas. Nas máquinas de corrente contínua, o estator é formado por uma armação cilíndrica de aço sólido. Esta armação tem pólos polares ou peças com bobinas correspondentes anexadas a ela.

Dependendo da configuração de um dispositivo de força elétrica rotativo, este estator pode atuar como um íman (através do efeito eletroímã), reagindo com a armadura para produzir movimento. Além disso, o estator também pode atuar como uma armadura aceitando indutores de uma bobina de campo móvel localizada em um rotor.

O primeiro gerador de corrente, conhecida como dínamo, e motores de bobina de campo eléctrico de corrente colocado no estator, ao passo que a da bobina de geração de energia ou o movimento de reacção em que o rotor está colocado. Isto é especialmente importante porque um interruptor é necessário constantemente em movimento, para assegurar que o campo está alinhado correctamente ao longo do rotor em rotação. maior conversor fim é necessário, se os amplificadores de potência aumenta.

Pelo estator circula toda a energia elétrica gerada, de forma que tanto a tensão quanto a corrente elétrica que circulam são bastante elevadas em relação ao campo (rotor), que tem como função apenas produzir um campo magnético para "excitar" a máquina para que seja possível a indução de tensões nos terminais dos enrolamentos do estator.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais