Buscar

Sumula vinculante é fonte formal imediata para o direito penal?

 

Sumula vinculante é fonte formal imediata para o direito penal?

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Não, fontes imediatas seriam tratados internacionais como o Pacto de San José da Costa Rica, mudanças constitucionais ou infra-constitucionais.

As súmulas vinculantes consolidam um entendimento jurisprudencial cristalizado sobre determinado entendimento, compondo uma fonte formal mediata, de meio, que explica ou aplica as fontes imediatas aos casos concretos, como a doutrina, por exemplo.

2
Dislike0
User badge image

Lucas Vila Nova

Fontes formais ou fontes revelação, de cognição ou de conhecimento, traduzem as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam, podendo ser divididas em imediatas e mediatas

Mediatas ou Indiretas – são os costumes (normas de comportamento a que pessoas obedecem de maneira uniforme e constante pela convicção de sua obrigatoriedade), os princípios gerais do direito, a doutrina  e a jurisprudência (é o entendimento consubstanciado em decisões judiciais reiteradas sobre determinado assunto).

IMPORTANTE – com o advento das súmulas vinculantes,inseridasno ordenamento jurídico através do art. 103-A da CF/88 e regulamentada pela Lei nº 11.417/2006, a fim de evitar a divergência de entendimentos entre órgãos do Poder Judiciário, a doutrina passou a divergir acerca da sua correta classificação:

Para uma corrente minoritária (Nucci) o STF passou a ser uma fonte material do direito e a súmula vinculante uma nova fonte formal imediata.

Por outro lado predomina o entendimento de que o enunciado da súmula vinculante não possui força de lei, permanecendo, portanto, como uma fonte formal mediata (Luiz Flavio Gomes, Noberto Avena, etc.) 

1
Dislike2
User badge image

Antonio Carlos Silva

Não,fonte diretaimediata ou primária do direito e aquela que revela imediatamente o direito positivo e basta por si mesma, sendo esta a LEI – normas jurídicas escritas provenientes do estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais