Buscar

O que é uma lei delegada?

💡 2 Respostas

User badge image

Felipe S. Macedo

Boa tarde.

Lei Delegada é um lei feita pelo chefe do executivo, ou seja, pelo Presidente. 

A regra é que nossas leis sejam criadas pelo poder legislativo, composto pela camara dos deputados e senado federal, no entanto, comporta exceções, como a lei delegada.

Quando o presidente quer legislar sobre determinado tema, ele pede a "permissão" do congresso nacional, ou seja, ele delega ao Congresso o pedido, e o congresso, permite ou não.

Porém, vale ressaltar que não é sobre qualquer matéria que ele o presidente pode delegar.

Conforme o artigo 68 da C.F:

Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

§ 1º Não serão objeto de delegação os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional, os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matéria reservada à lei complementar, nem a legislação sobre:

I - organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;

II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais;

III - planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos.

§ 2º A delegação ao Presidente da República terá a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício.

§ 3º Se a resolução determinar a apreciação do projeto pelo Congresso Nacional, este a fará em votação única, vedada qualquer emenda.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Uma lei delegada é um ato normativo do chefe do poder executivo (presidente) que necessita de delegação do legislativo (parlamentares) para sua elaboração, ou seja, é uma lei feita pelo presidente da República, que solicita concessão especial ao Congresso, ou seja, uma delegação do Legislativo para poder elaborar tal lei.

Não podem ser objetos de lei delegada atos de competência exclusiva do Congresso, da Câmara e do Senado, nem temas relacionados com a organização do Judiciário e do Ministério Público. Outros assuntos que ficam fora da lei delegada: nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos, eleitorais, planos plurianuais e orçamentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados