Buscar

apol 4 fase 2 a administração

(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.

Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:

A As decisões, por um lado, são tomadas mais lentamente pelos executores da ação, mas, por outro lado, pode haver falta de informação e de coordenação entre os departamentos envolvidos.

B A pequena participação no processo decisório promove baixa motivação entre os administradores médios e risco da subojetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais.

C Um clima de competitividade negativa se forma dentro da organização, já que as pessoas se comparam e são avaliadas com base em resultados, e o controle e tratamento uniformizado de problemas são difíceis.

D A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

2 Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:

I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.

II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.

III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.

IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.

Está correto o que se afirma APENAS em:

A

II, III e IV.

B

I e II.

C

I, II e IV.

D

I e IV.

E

II e IV.

3 O envolvimento do funcionário pode ser definido como um processo participativo que utiliza a competência total dos funcionários e se destina a encorajar o maior comprometimento com o sucesso da organização. É envolver os trabalhadores nas decisões que os afetam e aumentar sua autonomia e controle sobre sua vida profissional, assim se tornarão mais motivados, mais comprometidos com a organização, mais produtivos e mais satisfeitos com seus trabalhos. O programa de envolvimento do funcionário onde os subordinados compartilham um grau significativo de poder de tomada de decisão com seus superiores imediatos é do tipo?

A

Participação Representativa

B

Círculos de Qualidade

C

Administração Participativa

D

Planos de Participação Acionária

E

Gestão de Qualidade Total

 

4 Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):

A

equipes de trabalho.

B

equipes de solução de problemas.

C

grupos gerenciais.

D

círculos de qualidade.

E

grupos de trabalho.

 

5 (Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.

Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:

A

Recompensar as pessoas

B

Proporcionar informação

C

Desenvolver Competências

D

Concentrar Responsabilidades

 

💡 11 Respostas

User badge image

LuSouza*

1- D) A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

3- C) Administração Participativa

10
Dislike0
User badge image

LuSouza*

2-  A) II, III, IV

4-  D) círculos  de qualidade

5-  D) Concentrar Responsabilidades

Já enviei minha apol IV e estas questões estão corretas

 

 

8
Dislike0
User badge image

SuperSam da Silva

O que vc colocou na questão 3 Lu Souza?

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais