Buscar

O Direito Penal regula todas as condutas consideradas ilicitas? Por quê?

Pergunta sobre Penal I.

💡 5 Respostas

User badge image

Tatiane Nascimento

Olá Daniele, tudo bem?

Sua pergunta é muito interessante. Porém, para respondê-la, alguns conceitos devem ser analisados.

Primariamente, Direito Penal. Sob seu aspecto formal, é o conjunto de normas taxativas previamente estabelecidas dispondo de comportamentos humanos a serem evitados, sob pena de sanção. Em aspecto material, é a proteção aos bens jurídicos mais importantes da sociedade.

Ilícito, segundo o Dicionário Online de Português, é o que se opõe ao que é lícito; contrário à lei; ilegal. Que se opõe aos princípios morais: comportamento ilícito. Característica ou particularidade daquilo que não é legal; inaceitável de acordo com a moralidade. Ação ilícita; ilicitude.

Portanto, observadas sob 2 aspectos, tenhos 2 respostas a sua pergunta.

O Direito penal, sob seu aspecto formal - como o conjunto taxativo de condutas ilícitas - e ilícito, como contrário a lei, a resposta à sua pergunta é SIM - o DP regula todas as condutas consideradas ilícitas. Porque, nesta vertente, uma conduta para ser considerada ilícita deve estar devidamente elencada na parte especial do Código Penal; ou seja, o que não estiver previamente taxado no CP não é ilícito.

O Direito Penal, sob seu aspecto material - como protetor dos bens jurídicos relevantes - e ilícito, como aquilo que se opõe aos princípios morais, a resposta é NÃO - o DP não regula todas as condutas consideradas ilícitas. Inicialmente, o nosso CP é de 1940, reformado em 1984, carregado de um monte de alterações aos longos dos anos - e precisando URGENTE de uma nova reforma que seja avultadamente eficaz. Isto porque o Direito, como Ciência Social Aplicada, não é estático; é essencialmente dinâmico, e muda com o variar do tempo, com o passar dos anos. Os valores sociais mudam, as necessidades humanas mudam - inclusive o aspecto criminal; novos atentados aos bens jurídicos fundamentais - que devem ser amparados pelo Estado - também surgem. Então, o Direito deve avançar no tempo para acompanhar estas mudanças e cumprir de forma plena o seu papel - de fazer Justiça, em todos os aspectos. Novas condutas - devidamente ILÍCITAS - vão surgindo a cada dia. Portanto, enquanto não houver uma eficiente reforma judiciária, o Direito Penal - atualmente - não consegue regular TODAS as condutas consideradas ilícitas.

Grande abraço para você!

Bons estudos.

7
Dislike1
User badge image

Christopher Faria

Não, dentre as funções do Direito Penal nenhuma delas é regular todas as condutas ilicitas, uma vez que vários ramos do Direito possuem seus respectivos conteúdos que especificam seus atos ilícitos, como o Direito Civil.

 

O Direito Penal serve para promover responsabilidade penal para os infratores e deferir/indeferir punibilidade para os mesmos, no entanto, a responsabilidade penal só é utilizada no caso de desrespeito à bens jurídicos considerados mais importantes, seja patrimonialmente, seja à vida e à dignidade da pessoa humana, vide o princípio da subsidiariedade do Direito Penal.

2
Dislike0
User badge image

Paulo Vitor

Não. O direito penal regula somente as condutas lesivas a bem jurídicos-penais. (bem é algo que trás uma utilidade ao homem. No significado de jurídico-penal é que somente os comportamentos definidos como crime pela norma penal incriminadora, como a vida, liberdade o patrimônio,etc.).

Todavia, para uma melhor compreensão, faz-se mister a diferenciação ente o ilícito penal e o ilícito dos demais ramos do direito, (ilícito civil, ilícito administrativo, etc.). O ilícito penal é o mais grave de todos estes, pois impõe as sanções mais graves dentre as possíveis no ordenamento jurídico. Será um ilícito penal somente as lesões mais graves aos bens jurídicos essenciais a vida em sociedade. Aqui, portanto, reside a principal diferença entre os ilícitos, pois, em sua definição ilícito é toda conduta humana contrária ao ordenamento jurídico.

Em suma, ele regula condutas ilícitas, mas não TODAS, já que, no conceito tripartido de crime, mesmo um fato típico e ilícito, ainda não é crime pois falta o elemento culpabilidade, que é um juízp de reprovabilidade que recai sobre o agente.

Para exemplificar: A mata B. É um fato típico, pois resulta de proibição de uma norma imposta no art.121, cp. É uma conduta ilícita, pois não há nenhuma norma penal permissiva justificante, como a do art. 23, inc. I,II e III, a saber: estrito cumprimento do dever legal, estado de necessidade e legitima defesa. (Há ainda o exercício regular de direito como justificante do fato típico).

Todavia, falta o elemento culpabilidade para atribuir o injusto típico ao agente. A culpabilidade, por sua vez, é formada por: exigibilidade de conduta adversa, imputabilidade e potencial consciência do ilícito.

No exemplo em tela, se A é menor de idade, não haverá o crime, pois falta o terceiro elemento do conceito de crime, a culpabilidade.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais