Buscar

Qual a diferença entre o dolo e dolo eventual

💡 7 Respostas

User badge image

Hyago Emanuel Siqueira Lacerda

Está ligado à vontade do agente: No dolo Direto o agente prevê e quer o resultado, no dolo eventual, o agente prevê o resultado mas não o quer. Ex: Motorista dirige em alta velocidade, tem consciência que dirigindo em alta velocidade pode causar um acidente, mas assume o risco de acontecer.
2
Dislike0
User badge image

Gustavo Cipullo Nesteruk Moreira

O dolo é quando o agente tem a intenção de praticar o ato. Já o dolo eventual é quando o agente pratica crime culposo porem com tanta imprudencia/impericia que ele se torna doloso.
2
Dislike0
User badge image

khelmer priego

Para fixar melhor, no dolo eventual o agente não quer o resultado, porém consegue prever e mesmo assim continua a praticar o ato demostrando que tolera a produção ou aceita o resultado. ex: racha entre carros, se caracteriza um comportamento doloso, mas com esse comportamento pode acarretar em num acidente de trânsito até mesmo em vítimas, não querendo o agente que isso ocorra, mas tolera a condição de um resultado.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais