Buscar

O que é enfisema pulmonar?

💡 2 Respostas

User badge image

Vívian Almeida

É uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e degenerativa, em que os alvéolos perdem a sua elasticidade, dificuldando a sua dilatação e, por conseguinte, as trocas gasosas. Além do prejuízo aos alvéolos, há danos e destruição aos capilares que os rodeiam. É uma doença causada pela inalação de substâncias tóxicas, presentes no tabaco, por exemplo. 

Durante a inspiração, os alvéolos se expandem para facilitar a entrada do ar; durante a expiração, eles se contraem para expulsá-lo. É nesse momento que, devido a danificação à elasticidade, os alvéolos colabam e dificultam a saída do ar.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O enfisema pulmonar é uma doença crônica, ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), onde ocorre a destruição dos tecidos pulmonares de maneira gradual. Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina), caso onde a doença se manifesta mais cedo e cuja origem geralmente é genética.


Com a inalação dos agentes causadores da doença, os sacos de ar presentes em nossos pulmões (alvéolos) são afetados drasticamente, o que acaba ocasionando dificuldade na hora de realizar as trocas gasosas de nossa respiração.


Com a destruição dessas áreas, a troca do oxigênio (02) pelo dióxido de carbono (CO2) não acontece da maneira que deveria, diminuindo a quantidade de oxigênio que circula no sangue e ocasionando a falta de ar na pessoa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais