Buscar

qual a importacia da natureza hidrofobica do lipídeos e que tipo de molecula e constituida

💡 2 Respostas

User badge image

Maruan Obeid

Os lipídeos, por serem hidrofóbicos, são pouco solúveis em água. A maior importância biológica disso está relacionada com a composição da membrana plasmática (lipídica), que impede a passagem de moleculas polares por difusão simples para dentro ou fora de um compartimento. Isso garante certo isolamento químico e seletivo para uma célula, por exemplo. Existem diversos tipos de lipídeos, mas os mais importantes são compostos por acidos graxos ligados a glicerol. Alguns apresentam fosfato e alcool (fosfolipídeos)
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os lipídios são uma classe de biomoléculas que é definida pela sua solubilidade em solventes orgânicos, como o clorofórmio, e sua relativa insolubilidade na água. As interações entre lipídios e lipídios com outras biomoléculas surgem em grande parte de sua natureza hidrofóbica


NATUREZA DOS LIPÍDIOS. 

Os lipídios têm natureza hidrofóbica devido ao predominância de cadeias de hidrocarbonetos (—CH2 — CH2 — CH2-) na sua estrutura. Eles são insolúveis ou apenas pouco solúveis em água, mas prontamente solúveis em não polares solventes como éter e benzeno.


IMPORTÂNCIA

Algumas das funções dos lipídios estão relacionadas às estruturas que elas formam. A formação de micelas características de ácidos graxos, detergentes e sabões em solução aquosa ajuda a dissolver a sujeira e outros materiais hidrofóbicos.
As bicamadas lipídicas desempenham muitos papéis vitais. Os lipossomas são utilizados para administrar drogas aos tecidos desejados. Uma membrana celular, devido ao seu núcleo hidrofóbico, é uma barreira substancial à passagem de íons, permitindo que o interior da célula tenha concentrações de íons diferentes daquelas do ambiente extracelular. As bicamadas são bons isolantes elétricos e auxiliam na transmissão de impulsos nervosos ao longo das porções condutoras das fibras nervosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais