Buscar

Quais são as principais substâncias químicas que compõem as células. Cite suas funções primárias e secundárias.

💡 2 Respostas

User badge image

Cigano Martins

Podemos analisar a questão bioquímica da célula pelos campos inorgânicos e orgânicos. Com relação aos inorgânicos temos a água e os sais minerais, compostos importantíssimos para a regulação e manutenção de várias funções na célula e consequentemente no organismo. A água é importante pois, dentre muitas outras funções, compõe o citoplasma da célula e facilita as reações química de vários processos. Os sais minerais, que são muitos e específicos, desempenham funções de composição de moléculas, como o ferro, que compõe a hemoglobina. 
Dentro dos compostos orgânicos, aqueles que contém carbono, tem-se por exemplo os carboidratos, como a glicose, importante na respiração celular da célula. Tem-se também os lipídios, componentes das membranas e as proteínas, que são de extrema importância para vários processos. As enzimas, contidas nos lisossomos por exemplo ajudam a degradar alguma substância que foi englobada pela célula e elas são proteínas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas. São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.


São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais