Buscar

Qual a diferença entre os crimes de calúnia , difamação e injúria?

Algums crimes do CP são muito parecidos e são facil de se confundir, mas deve existir aguma forma de diferncia -los .

💡 4 Respostas

User badge image

Tatiane Nascimento

Olá Marcia Rodrigues, tudo bem?

A sua pergunta foi atinente aos crimes contra a honra estabelecidos em nosso CP, a saber: Calúnia, Difamação e Injúria. Institutos estes fáceis de serem confundindos.

A Calúnia - o mais grave deles - aduz que deve haver a imputação falsa de um fato definido como crime.

Diferença entre calúnia e difamação: Na calúnia, a imputação do fato deve ser falsa, ao contrário da difamação que não exige a sua falsidade; na calúnia, além de fato falso, deve ser definido como crime; na difamação, há somente a imputação de um fato ofensivo à reputação da vítima, não podendo ser um fato definidiso como crime, que pode, contudo ser uma contravenção penal.

Diferença entre calúnia e injúria: Na calúnia existe a imputação de um fato. Na injúria o que se atribuia vítima é uma qualidade pejorativa à dignidade ou decoro. Com a calúnia, atinge-se a honra objetiva. Já na injúria atinge a chamada honra subjetiva.

Difamação: Imputação de fatos determinados, falsos ou verdadeiros, à pessoa determinada ou a pessoas determinadas, com finalidade de macular sua reputação - honra objetiva.

InjúriaAo contrário da calúnia e da difamação, com a tipificação do delito de injúria busca-se protegere a chamada "honra subjetiva" - que é o juízo que a pessoa tem de si mesma

Bom, creio que agora ficou mais fácil. Os demais dispositivos relacionados a estes institutos encontram-se no CP -ou em uma doutrina de sua preferência.

Bons estudos, flor!

Um abraço,

Tatiane Nascimento.

3
Dislike0
User badge image

Angélica Gouveia

Os crimes de calúnia, difamação e injúria são tipificados como crimes contra a honra no CP.
Calúnia é a imputação falsa de fato definido em lei como crime, enquanto difamação é o crime que desdoura a reputação, podendo se dar até mesmo através de divulgação escrita, seja através da imputação de fatos verdadeiros ou não, ferindo dessa forma, a honra objetiva. Por último, o crime de injúria é tipificado como aquele que fere a honra subjetiva, a dignidade alheia, ou seja, a imagem que a pessoa tem de si, atribuindo-lhe fatos pejorativos. 
A injúria pode ser real ou racial: Real quando consiste em violência ou vias de fato; racial quando se refere ao emprego de ofensas de conteúdo discriminatório relacionados à cor, religião, classe econômica, etc.
Vale lembrar ainda, que difere a injúria racial do crime de racismo, uma vez que a primeira se vale do emprego de elementos que denotem discriminação, como p.ex. "negro fedorento", enquanto o crime de racismo se vale do impedimento à entrada em estabelecimentos como bares, restaurantes, e até salões de beleza de classes discriminadas ou pormenorizadas, bem como os negros, judeus, índios, etc.

A seguir, exemplos dos três casos para melhor absorção:

1) Calúnia: Fulano furtou meu livro. (vide art. 155, CP)
OBS: Aqui a conduta deve ser necessariamente tipificada em lei como crime.

2) Difamação: Beltrano foi trabalhar bêbado ontem.

3) Injúria: Ciclano é ladrão. 



Boa noite e bons estudos, caros colegas!!

0
Dislike0
User badge image

Daniel Fernandes

Os crimes de calunia e difamação afetam a honra objetiva da vítima (perante a coletividade) enquanto o cime de injuria afeta a honra subjetiva da vítima (seu sentimento próprio).

O crime de calúnia consiste a imputar a alguém fato definido como crime, sabendo que esta imputação é falsa. 

Enquanto o crime de difamação consiste em difamar alguém com fato ofensivo a sua reputação, não precisando ser fato criminoso ou mentiroso.

Desta forma podemos observar facilmente que ambos os crimes são consumados quando se chega ao conhecimento de terceiros, e o porque desses crimes afetarem a honra objetiva da vitima.

Por sua vez, o crime de injuria consiste em ofender a dignidade de alguém. O crime é consumado quando o ofendido toma conhecimento da ofensa. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais