Buscar

As regras de Direito do Trabalho são públicas ou privadas?

💡 8 Respostas

User badge image

Jorge Lucas Pereira

Olá! Primeiro é interessante mencionar que o Direito do Trabalho é reconhecido pela doutrina majoritária como sendo de natureza privada. Mesmo assim, há divergências. O Direito do Trabalho nasce a partir do Direito Civil, então, nos faz crer ser mesmo um ramo do direito privado. Porém, como a pergunta requer, as regras do Direito do Trabalho possuem carga pública, isso porque o Estado possui interesse no conflito, já que intimamente ligado ao Direito Previdenciário público. Desse modo, parece ser mais plausível a ideia de que as regras são públicas, pois é claro o interesse do Estado em executá-las. Por isso, não se pode acordar o não pagamento de FGTS, por exemplo, ou deixar de assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social. O Estado tem interesse no cumprimento das leis trabalhistas. Espero ter ajudado!

 

(Por favor, se gostou da resposta, aprove-a. É a forma mais gentil de agradecer-me pela resposta solidária.)

21
Dislike0
User badge image

Sanahi Melo

Privadas
6
Dislike2
User badge image

Evandro henrique paulino faria

É um direito público, tanto é que o trabalhador não poderá abrir mão de seus direitos no momento que se firma o contrato de trabalho. Qualquer clausa que tente abolir tais direitos será considerada inválida. 

4
Dislike7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais