Buscar

Fale sobre Classificação dos tratados internacionais, mencionando-as?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcella Martins

2. CLASSIFICAÇÃO:

Cuidaremos de classificar os tratados à luz de três critérios de índole subjetiva, material e formal.

A classificação subjetiva pode ser divida quanto ao número das partes (bilaterais e multilaterais); qualidade das partes (Estados e organizações internacionais); quanto aos sujeitos terceiros (tratados abertos, semi-fechados ou tratados fechados).

A classificação material pode ser vista sob o prisma de abrangência das matérias (tratados gerais ou tratados especiais); quanto aos efeitos (tratados-leis ou tratados contratos); quanto a natureza institucional; quanto à aplicabilidade circunstancial; quanto a tempo de duração.

A terceira classificação pode ser dividida quanto ao grau de complexidade procedimental; quanto à formalização (escrita ou verbal).

A) Classificação subjetiva

a) Quanto ao número das partes: os tratados bilaterais ou multilaterais, dependendo do número de sujeitos celebrantes, dois ou maus do que de dois. Assim nos bilaterais terão apenas dois celebrantes. Já no multilaterais existiram três ou mais Partes.

b) Quanto ao critério da qualidade das partes, se verifica se são o Estado ou as organizações internacionais as partes contratantes.

c) Quanto ao critério de abertura a sujeitos terceiros: os tratados abertos, semi-fechados ou tratados fechados, em função de ser possível a sujeitos que não assinaram e ratificaram a posterior pertença ao seu conteúdo, de tal possibilidade ser condicionada ou de tal possibilidade ser, simplemeste, proibida.

B) Classificação material

a) O critério de abrangência da material envolve os tratados gerais ou especiais, ou seja, se estabelecem uma regulação aplicável auma generalidade de matérias ou, pelo, contrário, se destinam a versar especificadamente um aspecto material.

b) Quanto ao critério do tipo de efeitos temos o tratado-lei e o tratado-contrato. A distinção entre tratados contratuais e tratados normativos vem padecendo de uma incessante perda de prestigio. É nítida, segundo Rousseau, a diferença funcional entre os tratados-contratos, assim chamado porque através deles as partes realizam uma operação jurídica - tais acordos de comércio, de aliança, de cessão territorial - e os tratados-leis ou tratados normativos, por cujo meio as partes editam uma regra de direito objetivamente válida. Os tratados-leis são geralmente celebrados entre muitos Estados com o objetivo de fixar as normas de Direito Internacional. As convenções multilaterais como as de Viena são um exemplo perfeito deste tipo de tratado. Os tratados-contratos procuram regular os interesses recíprocos dos Estados, isto é, buscam regular interesses recíprocos e são geralmente de natureza bilateral, mas, existem diversos exemplos de tratados multilaterais restritos. Os tratados-contratos podem ser executados ou executórios. Os primeiros, também chamados transitórios ou de efeito limitado, são os que devem ser logo executados e que, levados a efeito, dispõem sobre matéria permanentemente, como ocorrem nos tratados de cessão ou de permuta de territórios. Os tratados executórios ou de efeito sucessivo são os prevêem atos a serem executados regularmente, toda vez que apresentem as condições necessárias, como nos tratados de comércio e nos de extradição.

c) Quanto a natureza institucional ou material do tratado pode ser encarado em razão da diferença que existe entre um tratado que o institua nova entidade e um tratado que se limite a estabelecer um conjunto de normas e procedimentos

d) Quanto ao critério da aplicabilidade circunstancial: os tratados imediatamente aplicáveis ou tratados mediatamente aplicáveis, conforme possam ou não ter logo a aplicação.

e) Quanto ao critério da duração, os tratados podem ser perpétuos ou tratados temporais.

C) Critério formal

a) O critério do grau de formalização o escrita ou verbal: tratados escritos ou orais (acordos de cavalheiros)

b) Critério do grau de complexidade procedimental: tratados solenes ou em forma simplificada.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Os tratados internacionais se classificados de acordo com:

- as partes (se são Estados ou organizações internacionais);

- número de partes (os tratados podem ser bilaterais ou multilaterais);

- possibilidade de contemplar ou não Estados além daqueles signatários (tratados fechados ou abertos);

- procedimento adotado (tratados concluídos de forma simplificada ou através de procedimentos solenes);

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais