Buscar

como correlacionar a célula parietal e produção de HCl (ácido clorídrico)

4-correlacione célula parietal e produção de HCl (ácido clorídrico)

💡 2 Respostas

User badge image

Leon Rodrigues

As celulas parietais tem o papel da secreção gástrica. Íons cloreto penetram na célula através da membrana basolateral da célula em troca de íons bicarbonato,um íon gerado intracelularmente assim como H+. o H+ é secretado pela <H+,K+ -ATPase> bomba de próton e potássio na membrana luminal,chegando ao lúmen. O cloreto entra no lúmen por canal iônico.  No lúmen ocorre o equilíbrio entre  H + Cl<-> HCl e com a entrada dos íons, a reação desloca-se para a formação de HCl

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O componente mais conhecido do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl), o produto secretório da célula parietal ou oxíntica. Quando estimuladas, as células parietais secretam HCl a uma concentração de aproximadamente 160 mM, sendo secretado em grandes cannalículos, invaginações profundas da membrana plasmática que são contínuas com a luz do estômago.


Mecanismo: 

Quando a secreção ácida é estimulada, há uma mudança dramática na morfologia das membranas da célula parietal. As membranas tubulovesiculares citoplasmáticas que são abundantes na célula. Parece que a bomba de prótons, assim como os canais de condutância de potássio e cloreto residem inicialmente nas membranas intracelulares e são transportados e fundidos na membrana cannalicular imediatamente antes da secreção de ácido. Assim estimulando a liberação do ácido.

A concentração de íon hidrogênio nas secreções de células parietais é cerca de 3 milhões mais alta que no sangue, e o cloreto é secretado contra a concentração e o gradiente elétrico. Assim, a capacidade da célula partipital de secretar ácido depende do transporte ativo.

O elemento chave na secreção de ácido é uma H + / K + ATPase ou "bomba de prótons" localizada na membrana cannalicular. Esta ATPase é dependente de magnésio e não é inibida pela ouabaína. 



fonte

1.http://qa.medcel.com.br/htmls/gastroenterologia/v2/gastro-cap-6.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais