Buscar

Teoria Geral do Processo - Competência

Mário Leal, interditado e sem fonte de renda, durante desfile militar, sofreu acidente de trânsito provocado por veículo oficial da Marinha, instituição integrante da administração federal, que implicou em necessidade de cirurgia corretiva de lesões corporais, ocorrida em hospital de rede privada bancada pelo seu genitor e curador Felipe Leal. Para reaver as despesas hospitalares, houve necessidade de ajuizar demanda cível, pois foram vãs as tentativas extrajudiciais de recebe-las. A partir da narrativa fática apenas indique: 

A justiça competente 

O nome da parte legitimada processual ativa 

O nome da parte legitimada ativa para a causa 

O nome da parte legitimada processual passiva

O nome da parte legitimada passiva para a causa 

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Júlio

Prova de Ubira? hehe.

Colocaria Justiça Federal, porque a Marinha é integrante da Adm Fed como diz ai, e a JM só julga crime.

Felipe Leal - Mario é interditado, então não tem capacidade processual, quem representa é o curador.

Mário Leal - Essa é a capacidade de ser parte, então ele possui.

União nas duas ultimas.

Eu responderia assim. 

 

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Victória Branco

Matheus Júlio, prova dele mesmo!!!

Eu segui por isso mesmo, acho que está correto. 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

  1. Justiça Federal, nos termos do art. 109, I, da CRFB: "Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar: I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;"
  2. Legitimidade ativa: Felipe Leal, REsp 332.592/SP: "Recurso Especial. Direito Civil e Processual civil. Ação de reparação de danos. Acidente de trânsito. Pagamento de despesas por terceiro desinteressado. Legitimidade ativa ad causam. - O terceiro não interessado que paga em seu próprio nome as despesas com tratamento médico-hospitalar de vítimas de acidente de trânsito é parte legítima para propor ação contra aquele que, segundo alega, deu causa ao sinistro, para reembolsar-se daquilo que pagou. (REsp 332.592/SP, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 13/11/2001, DJ 18/02/2002 p. 422)
  3. Legitimidade passiva: União, pois o Comando da Marinha é órgão que integra o Ministério da Defesa que, por sua vez, integra a União, esta sim entidade de direito público com personalidade jurídica para estar em juízo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais