Buscar

Qual a diferença entre Marca e Patente?

qual a diferença entre marca e patente

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Freitas

São inumeras, a começar pela especies de privilegios e seu grau de proteção no espaço. A marca  é uma concessão que o estado brasileiro dá por  dez anos para a proteção de um signo distintivo, cuja a principal caracteristica e a renovação por sucessivos periodos de dez anos de forma  infinita.

A propria definição de marca , também ajua na distinção entre as especies. A marca, segundo a LPI 9279/96 dita que é todo o signo distintivo aposto à um produto ou serviço. Significa dizer que a marca é como uma identidade de alguem(pessoa fisica ou juridica) ou de alguma coisa(produto já manufaturado), que se reveste de um conjunto grafo-fonetico capaz de lhe individualizar no mercado consumidor. Claro que esta é uma definição a grosso modo, por assim dizer, sendo mais didatica, pois não comentamos as particularidades da marca para assim da uma melhor resposta.

 

Já a patente, pelo menos para ser reconhecida como patente, deve atender tres requisitos: ser inedita, ter ato inventivo e ser capaz de ser reproduzida industrialmente. a patente tem temporalidade propria, ou seja: PI privilegio de invenção(algo inedito) tem duração de 20 anos a aprtir de sua concessão; a MU modelo de utilidade(modificação funcional) - de  15 anos e DI desenho industrial - 10 anos iniciais, podendo ser renovada por mais um periodo de 5 anos, por tres vezes.

Soi isso ja seria capaz de criar distinção entre as especies, mas para uma resposta mais completa de  patente, seria um aparato revestido de novidade e ato inventivo, capaz de ser reproduzido industrialmente, e que traz em seu bojo, modificação tecnologica inedita. 

2
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Patente é um título, um certificado de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

Já marca pode ser considerada como um registro de signos, nomes, expressões e sinais distintivos visando distinção no mercado. 

1
Dislike0
User badge image

Jonatha Chagas

Patente é o registro de uma invenção, um produto, um sistema, etc. No Brasil é feito no INPI (Instituto Nacional de Patente Industrial), somente o detentor da patente pode autorizar a produção e/ou venda do produto que registrou no INPI. Marca é um nome fantasia que se dá a um produto, por exemplo: Tênis Nike, tênis é um produto e Nike é uma marca que só pode ser usada por quem a registrou, ou seja outras empresas não podem chamar o tênis que fabricam de Nike. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais