Buscar

negócios

Alana tem uma ideia para abrir um negócio para produzir e comercializar um dispositivo para melhorar o desempenho de praticantes de jogos on line. Para isso elaborou seu plano de negócios e precisa agora obter ajuda para colocar a ideia em prática e transforma-la em uma empresa. Conversando com dois amigos, Marcos e Alex, recebeu proposta dos dois para ajuda-la nessa empreitada. Marcos tem conhecimento e vontade de empreender, mas possui pouco capital.  Já Alex dispõe de bastante capital para investir, porém, por vários motivos não poderia ajudar na operação da empresa, pois mora em outro Estado. Alana está estudando as possibilidades e ainda não tomou uma decisão. Sobre a busca de capital para concretizar o negócio, analise as questões a seguir.

I. Alex pode ser considerado um capitalista de risco caso consolidem a sociedade, pois disponibilizará recursos financeiros, mas não atuará operacionalmente no negócio.

II. Marcos pode ser considerado um sócio operacional, pois poderá dispor tanto de recursos financeiros quanto atuar na operação da empresa.

III. Alana poderá buscar financiamentos para implementar seu negócio, porém, não terá sócios e perderá poder de decisão dentro da própria empresa.

IV. A sociedade com Alex ou Marcos vai ser complicada de ser conduzida, pois não são parentes de Alana.

A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.

 

A

Afirmativas I, II e III, apenas.

 

B

Afirmativas II e III, apenas.

 

C

Afirmativas I e II, apenas.

 

D

Afirmativas II, III e IV, apenas.

 

E

Afirmativa II, apenas.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ale Kaue

Resposta certa é letra C.

Alex pode ser considerado um capitalista de risco caso consolidem a sociedade, pois disponibilizará recursos financeiros mas não atuará operacionalmente no negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um capitalista de risco é aquele que disponibiliza capital, mas não atua operacionalmente no negócio. Portanto afirmativa correta.

Marcos pode ser considerado um parceiro operacional, pois poderá dispor tanto de recursos financeiros como atuar na operação da empresa. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um sócio operacional é aquele que disponibiliza tanto de capital como também atua no empreendimento. Portanto afirmativa correta.

Alana poderá buscar financiamentos para implementar seu negócio, porém, não terá sócios e perderá poder de decisão dentro da própria empresa. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) ao buscar um financiamento com alguma instituição financeira o empreendedor mantém o poder de decisão totalmente para si. Portanto afirmativa incorreta.

A sociedade com Alex ou Marcos vai ser complicada de ser conduzida pois não são parentes de Alana. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168) uma boa sociedade não se trata, necessariamente, de uma relação de sangue, mas sim de companheirismo e energia. Portanto, afirmativa incorreta.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais