Buscar

Os pontos do gráfico de F em que a reta tangente é vertical, como achar ?

💡 1 Resposta

User badge image

Fillipe Goulart

Lembre que a inclinação da reta tangente a uma função f num ponto x é dada pela derivada de f calculada em x. Por "inclinação" eu simplesmente quero dizer "tangente do ângulo que ela faz com a horizontal".

 

Então, para a reta tangente ser vertical, ela teria que fazer 90º com o eixo x. Como tg(90º) → ∞, a derivada nesse ponto x deve tender para infinito.

 

Portanto, pra achar os pontos onde a reta tangente a f seja vertical, basta encontrar os valores de x para os quais a derivada tende para infinito.

 

Se quiser um exemplo, olhe a função f(x) = √x. Seu domínio consiste em todos os números reais não negativos (x ≥ 0). A derivada de f vale:

 

df/dx = 1/(2√x)

 

Ela tende para infinito quando x = 0. Assim, em x = 0, a reta tangente de f é vertical. Observe que x = 0 pertence ao domínio original de f.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A reta tangente é vertical quando seu ângulo é 90 graus, ou ainda, \(\frac{\pi}{2}\) radianos. Logo, basta resolver a equação:

\(\frac{dF}{dx} = \frac{\pi}{2}\), sendo sua variável independente x, já que a derivada corresponde à inclinação da reta tangente ao gráfico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais