Buscar

A mente realmente existe ou é uma crianção do homem?

O que pode-se dizer para afirmar a existência da mente?

💡 6 Respostas

User badge image

Jonas Rodrigues

Essa é uma discussão interessante. Afinal, a mente existe ou existe apenas o cérebro?
Bom, pessoalmente eu acho que a mente existe. Eu acho que a mente é um produto da nossa capacidade de pensar abstratamente. Eu não acho que a mente seja o cérebro, eu acho que a mente é uma criação do cérebro. Eu não gosto muito da analogia entre cérebro e computador, mas só pra exemplificar. É como se o cérebro fosse o gabinete do computador e a mente, o monitor. O monitor projeta as funções que ocorrem no ganite, é assim que eu penso a mente. Assim como um computador, se o cérebro for danificado (como o gabinete) a mente também será (como o monitor).

Então, respondendo a tua primeira pergunta: eu acho que os dois. Tanto existe quanto é uma criação do homem. Não uma criação intencional, deliberada, consciente. Mas uma criação no sentido de que nosso cérebro é capaz de criar algo chamado mente.

Quanto a segunda pergunta: eu não sei exatamente. Pensei na frase do Descartes - Penso, logo existe. Mas eu acho que isso só prova que estamos vivos e que estamos conscientes, não sei se isso prova que temos mente. Eu acho que pensar é uma capacidade mental, então, se for assim, a mente existe.

2
Dislike0
User badge image

Pablo Stuart

Acredito que a mente tenha sido (e ainda é) uma metáfora -- e na maioria dos casos para "cérebro". Mas essa é uma discussão tola. E eu a justifico da seguinte maneira: a mente existindo ou não o que estudamos é o cérebro! Quantas vezes já vi e li textos cujo os títulos estavam sobre a rubrica de "mente" ("10 coisas sobre a mente humana", ou "O poder da mente humana" e assim por diante), mas que na verdade falavam apenas do cérebro. Já não vale a pena perder tempo tentando filosofar a respeita da existência (ou inexistência) da mente. Mas se algo deve ser dito que seja de caráter experimental e prático. Ok, a mente é produto do cérebro, mas se o cérebro está no plano físico e a mente é um produto do cérebro então deduz-se que existe uma "ligação" entre elas, mesmo que a mente não esteja em um plano físico. Pergunta-se: como podemos ter acesso a essa "ligação", como e de que material ela é feita? Como eventos físicos, com base no cérebro, podem causar ou ser causados por eventos mentais, caso estejam em um plano não-físico? Essas questões já não são questões puramente filosóficas, mas repito, experimentais! Estudamos o cérebro, não a mente. Então, parafraseando Steven Hayes, saia da sua mente e entre no seu cérebro.

2
Dislike2
User badge image

Jonas Rodrigues

Bom, depende do prisma que tu tá enxergando. Algumas abordagens dentro da Psicologia irão estudar apenas a mente e não o cérebro, outros buscarão uma associação entre o caráter neurológico e psicológico. Portanto, não acho que seja perda de tempo discutir a existência da mente humana.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais