Buscar

Quais são as principais Teorias da Comunicação?

Gostaria de saber quais são as teorias das comunicações e quais livros são bons para estudar elas!

 

Obrigado,

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Teoria da Comunicação estuda a capacidade de alguns seres vivos de interagir com outros trocando informações. É uma reflexão científica muito nova, mas, ao contrário, seu objeto de estudo, a comunicação, é uma atividade muito antiga: a capacidade de usar a informação em interação é possuída por espécies animais que habitaram a Terra muito antes do homem. Esta é uma teoria que visa fundar o estudo de comportamentos comunicativos.

Teorias da Comunicação Eficaz- Nos esforços para melhorar a qualidade da comunicação, alguns pesquisadores desenvolvem teorias sobre o que torna a comunicação efetiva. Essas teorias exploram o que dá certo quando as ideias passam entre duas partes e como repetir esse sucesso com mais facilidade e confiabilidade.

Teorias da comunicação ineficaz- Outros pesquisadores trabalham para identificar o que está errado com a comunicação, a fim de evitar essas armadilhas ao desenvolver estratégias de comunicação. Eles observam as razões situacionais, culturais e cognitivas pelas quais a comunicação pode falhar ou desintegrar-se entre os grupos.

Teorias Estruturais- As teorias estruturais da comunicação investigam os componentes da comunicação, tanto para entender a metacomunicação quanto para melhorar a eficácia desses componentes.

2
Dislike0
User badge image

Mariana

Só consigo lembrar, de cabeça, da teoria da agulha hipodérmica (que é uma visão bem ultrapassada de que a mensagem chega ao receptor isolada, sem sofrer alterações no meio).

Quanto a livros, foram esses que o meu professor de Teoria passou, com ênfase no primeiro:

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2001.
RÜDIGER, Francisco. Comunicação e teoria crítica da sociedade: Adorno e a Escola de Frankfurt. Porto Alegre: Ed. Pontifícia Universidade Católica do Rio Gran, 1999.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1998.
TEORIAS da comunicação:. Petrópolis: Vozes, 2003.. 3 Ed. 2003.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1979.
DOSSE, François. História do estruturalismo. São Paulo: Ensaio, 1993. 2 v.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
THOMPSON, John B.. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1999.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França. São Paulo: Cultrix, 1978.

 

(depois fui dar uma olha e descobri que tem várias teorias com uma explicação básica na Wikipedia. ^_^" http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_comunica%C3%A7%C3%A3o)

1
Dislike1
User badge image

David Pajars

eu lembro da Bala Magica
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais