Buscar

DEGRADAÇÃO DE LIPIDEOS E DE CARBOIDRATOS

POrque a degradação de lipídeos ocorre apenas em condições aeróbicas enquanto essa não é uma condiçao necessária para  a degradação de carboidratos???

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

DEGRADAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS: (ativação, transporte e oxidação)

Para a sua oxidação, os AG são ativados e transportados para a matriz mitocondrial. No citossol o AG sofre um processo de ativação reagindo com ATP e formando o Acil- CoA, que é a forma ativada e um composto rico em energia (processo irreversível).

A membrana interna da mitocôndria é impermeável a Acil-CoA. Por isso o Acil-CoA se liga a carnitina(derivada de aminoácido). A acil-carnitina sofre hidrólise, sendo quebrada em acil e carnitina, o grupo acil se liga ao CoA(que passa livremente pela membrana da mitocôndria) formando a Acil-CoA, agora dentro da mitocôndria e a carnitina volta para o espaço inter-membranoso. A Acil- CoA é oxidada à Acetil-CoA, produzindo NADH e FADH2, na matriz mitocondrial.

fonte:

http://www.veterinariandocs.com.br/documentos/Arquivo/Bioqu%C3%ADmica/Metab%C3%B3lica/Bioqu%C3%ADmica-Metab%C3%B3lica-01.doc

degradaçao de carboidratos:

 

Glicólise é a sequência metabólica composta por um conjunto de dez reações catalizadas por enzimas livres no citosol, na qual a glicose é oxidada produzindo duas moléculas de piruvato, duas moléculas de ATP e dois equivalentes reduzidos de NADH+, que serão introduzidos na cadeia respiratória ou na fermentação. A glicólise é uma das principais rotas para geração de ATP nas células e está presente em todos os tipos de tecidos.

 

A glicose tem sua importância também por ser fonte de energia para todos os tipos de células de mamíferos, além de ser fonte exclusiva de energia para as hemácias.

 

A importância da glicólise em nossa economia energética é relacionada com a disponibilidade de glicose no sangue, assim como com a habilidade da glicose gerar ATP tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. A glicose é o principal carboidrato em nossa dieta e é o açúcar que circula no sangue para assegurar que todas as células tenham suporte energético contínuo. O cérebro utiliza quase exclusivamente glicose como combustível.

Difereça que glicolise é anaerobea e feita no citoplasma da celula, e degradaçao de lipidios é aerobea e feita na mitocondria da célula .

 

 

 

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, temos que os triagliceróis são os lipídios mais abundantes da dieta e constituem a forma de armazenamento de todo o excesso de nutrientes, quer este excesso seja ingerido sob a forma de carboidratos, proteínas ou dos próprios lipídios.


As enzimas que ficam no endotélio (parte de dentro dos capilares), chamadas lipases lipoproteicas o hidrolisam em glicerol e ácidos graxos, sendo que a oxidação de ácidos graxos até energia será explicada abaixo, a do glicerol é feita através da gliconeogênese, sendo que ele é transformado em diidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicólise.


Portanto, as condições aeróbicas são necessárias devido à finalidade de obtenção de energia com o envolvimento do oxigênio nas reações, semelhante ao que ocorre em diversos eventos da fosforilação oxidativa.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais