Buscar

qual a função do omento?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O Omento é a parte da membrana peritoneal que envolve os intestinos e é formado de revestimento mesotelial da cavidade abdominal. Se divide em 02 partes: omento menor, que liga a curvatura menor do estômago e a parte proximal do duodeno ao fígado e omento maior, que é uma prega peritoneal proeminente que se projeta para baixo a partir da curvatura maior do estômago e da parte proximal do duodeno. Após descer, ela dobra-se para trás e prende-se à face anterior do colo transverso e seu mesentério. O omento maior impede o peritônio visceral de se aderir ao peritônio parietal, protegem os órgãos abdominais contra lesão e forma um isolamento contra a perda de calor do corpo, também se enrola a um órgão inflamado protegendo assim outras vísceras. Pode ser removido caso esteja infeccionado ou tenha entrado em contato com tumores, com cuidado para preservar os vasos sanguíneos gastroepiplóicos.

0
Dislike1
User badge image

Isabelle Feltrin

O Omento é divido em: Omento Menor, que liga a curvatura menor do estômago e a parte proximal do duodeno ao fígado, ligamentos hepatogástrico e hepatoduodenal; e em: Omento Maior que é uma prega peritoneal proeminente que se projeta para baixo  a partir da curvatura maior do estômago e da parte proximal do duodeno. Após descer, ela dobra-se para trás e prende-se à face anterior do colo transverso e seu mesentério. O omento maior impede o peritônio visceral de se aderir ao peritônio parietal, protege os órgãos abdominais contra lesão e forma um isolamento contra a perda de calor do corpo, também enrola-se a um órgão inflamado protegendo assim outras vísceras.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais