Buscar

O que é Constitucionalismo Instrumentalista para Marcelo Neves?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Gavazzi Castello Branco

Uma visão menos jurídica (eficácia) da constituição e mais voltada à evidenciação do fenômeno da norma como instrumento de "tranquilização social" - obviamente ele fala isso como uma crítica.

1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Nas lições do professor Marcelo Neves as constituições podem ser Normativas, são aquelas constituições cujas prescrições normativas são dotadas de eficácia, que se concretizam e determinam de fato a conduta de todos os agentes para os quais os seus mandamentos estão voltados. Ela difere radicalmente das constituições Nominalistas, as quais, segundo Neves (2007, p. 105), “apesar de conterem disposições de limitação e controle da dominação política, não teriam ressonância no processo real de poder, inexistindo suficiente concretização”.

Ainda segundo o mesmo autor, é necessária uma modificação de nomenclatura, em relação às “Constituições semânticas” devendo então ser chamadas de “Constituições instrumentalistas”, pois em tais casos as Constituições são utilizadas como meros “instrumentos” dos detentores de poder.

Prossegue o autor com a descrição desse tipo de constituição comparando-a com as outras duas (2007, p. 109): As “Constituições instrumentalistas”, ao contrário das “nominalistas”, correspondem à realidade do processo de poder, mas, por outro lado, em oposição às “normativas”, não têm nenhuma reação contrafática (normativa) relevante sobre a atividade dos ocasionais detentores do poder. É o caso das experiências autocráticas contemporâneas, sejam autoritárias ou totalitárias.

Sendo assim, é possível concluir que as constituições instrumentalistas são o veículo de regimes não democráticos, sendo apenas reflexo das relações reais de poder. Nas próprias disposições normativas desse tipo de constituição é possível encontrar elementos que refletem a subordinação da esfera jurídica à política. Enquanto a constituição nominalista é aquela que mais se aproxima da ideia de constitucionalização simbólica, tendo em vista que ela busca preservar uma aparência de democracia e respeito aos direitos políticos e fundamentais, que se desfaz em face da não concretização de seus dispositivos

Ou seja, o constitucionalismo instrumentalista é aquele no qual a constituição é apenas um instrumento para concretização dos poderes de um governante, normalmente, autoritário. Esvazia-se da Constituição o caráter limitador ou direcionador de poderes, por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais