Buscar

Empregador e Empregado

Qual o procedimento a ser adotado se o empregado que está cumprindo aviso prévio praticar irregularidades no trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Se as irregularidades configurarem uma das hipóteses de justa causa elencadas pelo art. 482, salvo abandono de emprego, o empregado perde direito ao restante do aviso prévio, lembrando que o lapso temporal de 2 dias, por exemplo, pode ser interpretado pela Justiça Laboral como perdão tácito.

 

 

TST Enunciado nº 73 - RA 69/1978, DJ 26.09.1978 - Nova redação - Res. 121/2003, DJ 21.11.2003

 

Falta Grave - Despedida - Justa Causa - Prazo do Aviso Prévio - Indenização

 

   A ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória.

      Art. 491,CLT - O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão, perde o direito ao restante do respectivo prazo.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

O aviso prévio não suspende ou altera as obrigações dos empregado e empregadores. Desta forma, se o empregado cometer irregularidades durante o aviso prévio, o empregador poderá aplicar advertência, a suspensão e até justa causa, convertendo. 

Segundo a Súmula 73 do TST, a ocorrência de justa causa durante o aviso prévio, retira o direito do empregado quanto ao recebimento das verbas rescisórias, exceto no caso de abandono do emprego, onde o funcionário só terá os dias de ausência descontados. 

 

Súmula nº 73 do TST

DESPEDIDA. JUSTA CAUSA (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais