Buscar

O direito surge propriamente com o Direito Positivo ou já existia o Direito Natural anteriormente?

Discussão sobre a origem da ciência do Direito

💡 5 Respostas

User badge image

Lucas Rafael Martins

João, segundo Kelsen o direito natural é anterior ao direito posivito. Contudo, este autor se dedicou a positivar a ciência jurídica o ordenando pela supremacia constitucional, que por sua vez seria decorrente de uma norma fundamental, transcendetal ao direito positivo, o que segundo alguns juristas seria o direito natural, logo segundo a corrente positivista o direito natural é elementar do direito possitivo. Aconselho a leitura do livro Teoria Pura do Direito de Hanks Kelsen. Abraços.

0
Dislike0
User badge image

mateus

olá! como resaltou nosso colega, o Direito natural surgiu primeiro, porém nesse direito o homem se valia pela seguinte forma, o mais fortes era o que detinham mais previlégios. Para diminuir esse poder arbitrário os grupos das comunidades se viram obrigado a estabelecer regras de forma igual para todos, daí foi um estopim para mais na frente positivar esses direito. Para melhor a compreensão lhe indico o livro de J.J. Rousseau, A ORIGEM DA DESIGUALDADE.

0
Dislike0
User badge image

Aline Martins

o direito natural é o direto adiquirido, ensinado. Já o positivo já nascemos com ele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais