Buscar

Gente, estou estudando para concurso e fiquei em duvida sobre a resolução desse exercicio. Será que poderiam me ajudar?

Considere uma função consumo 2 = 1.000 + 0,8(Y-T) e uma variação dos gastos do governo ?G: = 80. Há um aumento de renda via multiplicador keynesiano de:

 

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Roveré

A princípio a resposta é a letra A. Temos que o multiplicador do consumo é 0,8 , ou seja, qualquer variação em G tem o seguinte efeito: G * 1/(1-0,8) = G * 5. Ou seja, com um aumento de 80 nos gastos do governo, há um aumento de 80*5 = 400 na renda/produto.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O multiplicador keynesiano multiplica o gasto autônomo mais o investimento, determinando a renda. O aumento do gasto autônomo através do investimento provoca tanto um aumento na demanda agregada como uma elevação da renda através da propensão a consumir. 

Rejeitando a ortodoxia e sua visão em relação ao desemprego, Keynes se contrapõe à Lei de Say através do princípio da demanda efetiva, uma vez que para ele a ideia que toda oferta gera sua própria demanda não se aplicava para as novas sociedades industriais. Ao separar a demanda agregada em investimento (I) e consumo (C) torna-se possível demonstrar que a oferta inicial pode ser diferente da demanda final, ou seja, ao contrário dos clássicos, é a demanda, ou melhor, as expectativas da demanda, que determinam a oferta.

Sabe-se que o consumo tende a crescer com uma elevação da renda e que o crescimento menos proporcional daquele permite a poupança de uma maior parcela da renda. Nos moldes primitivos essa poupança seria o próprio investimento, o que significa que a oferta, nesse caso gera sua própria demanda. Mas o contexto em uma economia monetária, a poupança se transforma, ex-ante, em ativos financeiros que podem ou não ser transformados em investimentos: o ponto de equilíbrio não decorre mais da poupança, mas do investimento realizado.

Sendo Y = renda ou produto; DA = demanda agregada; C = consumo; I = investimento; S = poupança:  c (>0 e <1) = propensão marginal a consumir; A = uma constante; para Y = DA = C + I, com C = A +cY, obtem-se:

Y = A + cY + I
Y -cY = Y(1-c) = A + I, onde, Y = (A+ I) 1/(1-c)

Como C + S = Y: Y - C = S = I

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais