Buscar

Quanto a nulidade de um ato processual, explique a aplicação do principio da instrumentalidade das formas, a luz do art 5º, LXXVIII, CF

💡 2 Respostas

User badge image

Manoel Urbano de Sá Neto

INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS: NA AUSÊNCIA DE PREJUÍZO (PAS DE NULLITÉ SANS GRIEF), NÃO HÁ NULIDADE.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Em regra, a nulidade de um ato processual o invalida e torna sem efeitos, tendo efeitos ex tunc, com retroatividade desde a época de sua prática, o que implica em retorno de algumas situações processuais e eventuais práticas de novos atos.

Entretanto, o princípio da instrumentalidade das formas impõe que sejam aproveitados os atos, desde que não seja expressamente vedada a forma por lei e sendo possível aproveitar um ato que se apresenta de um jeito como outro (art. 188, do CPC).

É que o ato processual não é um fim em si mesmo, mas um meio para alcançar outra finalidade, qual seja: o direito material.

O princípio se coaduna com o princípio da duração razoável do processo (art. 5º, LXXVIII, da CRFB), pois permite o andamento processual regular, sem necessidade de regressos para prática de atos que visem corrigir meras formalidades.

Exemplificando, se uma sentença é impugnada por agravo de instrumento, que por sua vez preenche todas as formalidades da apelação, peça adequada para recorrer de sentença, então o juiz deve receber o agravo interposto como apelação, surtindo todos os seus efeitos. 

Se trata de uma questão de economia processual e celeridade que evita a prática repetida de atos aptos à produção de efeitos regulares

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais