Buscar

Historia

A Renascença é o período que leva este nome por significar a retomada dos valores Greco-romanos. Também chamada de Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, que indicava a procura de uma imagem do ser humano e da cultura. São características da educação no Renascimento:

 

a ) a) a educação tornou-se dever do Estado e era monopólio dos religiosos. Os padres e monges detinham a maior parte do saber, que só revelavam para as pessoas segundo seus próprios interesses.

 

b) b) a educação tornou-se uma questão de moda e enquanto a alta nobreza educava seus filhos com preceptores, a pequena nobreza e a burguesia encaminhavam seus filhos para a escola. Além disso, por iniciativa de particulares leigos foram criadas escolas mais bem adaptadas ao espírito do humanismo.

 

c) os patrícios recebiam uma educação que visava perpetuar os valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais. Até os sete anos as crianças permaneciam sob os cuidados da mãe.

 

d) as crianças aprendiam imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias.

 

e) após permanecerem com a família até os sete anos, as crianças recebiam do Estado uma educação pública e obrigatória. Estudavam música, canto e dança. Após os doze anos, aumentava-se o rigor das atividades. E a educação física se tornava mais enérgica, visando atender às novas necessidades da vida urbana.

💡 6 Respostas

User badge image

Francielly gomes alves

Respostas certa e a letra (B)

4
Dislike2
User badge image

Thays Pinheiro

Não tem a justificativa?

4
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

A letra a) está errada, visto que não mostra a realidade educacional no renascimento. Neste período, temos uma ampliação da educação e a criação de escolas privadas.

A letra b) está correta. A educação era um privilégio dos mais ricos e surgia as escolas mais amplas para acolher classes burguesas, todas voltadas para um espírito humanista.

A letra c) está errada, a educação tinha também como objetivo encaminhar os alunos para as três profissões mais importantes da época: medicina, direito e teologia, não só perpetuar valores da nobreza.

A letra d) está errada, as crianças também tinha educação voltada para questãos mais teóricas.

A letra e) está errada, a educação humanista no renascimento tinha como objetivo formar os estudantes dentro de uma concepção científica.

Assim, a alternativa que melhor responde como era a educação no Renascimento é a letra b).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais